TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS.

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 a 5 ANOS.

SOUSA. Inalda do Socorro Matos de,

RU – 841808

RESUMO

Para a escolha desse tema ainda há barreira que pais e professores ainda têm sobre o uso do lúdico em sala de aula. Esse termo ainda é desconhecido por muitos e, de acordo com o Dicionário Aurélio, lúdico significa: “Referente à, ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos”. Contrariamente ao que se pensa a brincadeira e o jogo também podem ser educativas e não apenas fontes de recreação e lazer dentro do contexto escolar. Diante do objeto aqui delimitado, tem-se como problema a seguinte formulação: de que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico? Contudo estudos mostram que teorias antigas e ultrapassadas, diziam, em síntese, a brincadeira deveria ser usada para descansar das atividades “sérias”. Entretanto, outros estudos demonstram que o lúdico usado de forma correta e planejada também se torna uma atividade séria, estimulante e enriquecedora. Deste modo o professor pode planejar seu ato pedagógico de acordo com os anseios e necessidades da sua turma, a fim de tornar o ato de aprender muito mais prazeroso. Pois através das atividades lúdicas o desenvolvimento da criança ocorre de modo que as relações entre os aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos se tornem fatores importantes desse processo de aprender e ensinar.

Palavras chave: Brincar. Lúdico. Aprendizagem

1 INTRODUÇÃO

Nas ultimas décadas a educação vem procurando fazer reflexões sobre sua própria identidade, onde as discussões abrangem conceitos, metodologia, pesquisas e atuação profissional. Desta maneira a educação infantil e fundamental redirecionou seus objetivos possibilitando, destacar dentro deste contexto escolar a importância do lúdico para as crianças de 0 a 6 anos. Possibilitando assim ao professor uma maneira de avaliar e reavaliar como o lúdico foi utilizado no passado e como atualmente ele é utilizado, mas não somente, como também a forma de utilizar do lúdico com os alunos (educação do lazer e uma educação para o lazer). De modo que as contribuições do brinquedo e do brincar não interferem no jogo e nem nas diferentes formas de se utilizar do jogo.

Tudo isso se destaca, pois em cada fase da criança ela se utiliza do jogo de acordo com seu desenvolvimento e aprendizado. Dentro desta pesquisa pode se notar que lúdico começou a ser usado na educação desde a antiguidade com Platão e Aristóteles que associavam o lúdico e a aprendizagem como formas de estudo com prazer. Nesta mesma época, eram utilizadas guloseimas em formatos de números e letras para que houvesse uma aprendizagem lúdica e cativante desenvolvendo todos os aspectos cognitivos da criança. Essa é a escola da modernidade alegre, dinâmica e com as relações entre aprender e ensinar.

O presente trabalho acadêmico de caráter bibliográfico encontra-se ancorado no projeto de pesquisa intitulado “A Importância do Lúdico na Educação Infantil”, o qual tem como objetivo compreender como o lúdico contribui para a formação do aluno e a sua importância no processo educacional, pois a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e devemos respeitá-los como tal.

O problema de socialização das crianças nas redes da escola pública reflete-se na diversidade cultural, fazendo com que o trabalho pedagógico do professor se torne ainda mais difícil quando seus alunos são oriundos das classes populares. Diante do exposto buscaremos responder a seguinte problemática: de que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?

Procuraremos ter como objetivos neste trabalho, encaminhando como geral demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança. E buscaremos ter como específicos os objetivos que nortearão este trabalho que se centralizam em: analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho; perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas; e a realização de atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.

O presente trabalho pretende por meio de pesquisa bibliográfica contemplar de forma sucinta, o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo educativo. Sendo assim, o estudo bibliográfico subsidiara e favorecera todo o percurso da pesquisa. O estudo bibliográfico centrar-se-á nas contribuições teóricas de vários autores que realizaram artigos e dissertações e teses sobre as formas de utilização do lúdico em sala de aula, em situações de jogos.

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano. A escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma de descarregar tensões, mas também como uma forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social.

`

2 OS JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 A história do lúdico

Antes mesmo de se pensar em falar do lúdico busquemos entender sobre ludicidade, pois e ela que assegura a qualidade ou caráter do lúdico, podendo se referir a esse significado tudo que represente diversão. Assim Ferreira (1999, p.1238) cita que o lúdico é tudo que se refere a, ou quem tem o caráter de jogo, brinquedos e divertimento.

Mas durante muito tempo conceitos lúdicos foram utilizados como momento de diversão, momentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com