TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/8/2019  •  Artigo  •  4.511 Palavras (19 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 19

Jogos Pedagógicos Na Educação Infantil

RESUMO

A Educação Infantil tem o intuito de, além de cuidar da aprendizagem, compromissar-se com o desenvolvimento integral e integrado do seu ser. A criança colocada diante de situações lúdicas pode apreender a estrutura lógica da realidade por meio de jogos, deste modo se apropria. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi pesquisar e apresentar a importância dos jogos como recursos pedagógicos ligados à produção do conhecimento e à ludicidade, permitindo a exploração e a construção do conhecimento da criança estabelecendo a diferença entre os jogos de regras, os jogos recreativos e as brincadeiras de faz-de-conta, que vem se intensificando na Educação Infantil e têm mostrado eficácia no desenvolvimento dos processos cognitivos dos educando. Para isso, tal estudo teve como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica, embasada em literatura pertinente sobre o assunto.

Palavras-chave: Educação Infantil; Desenvolvimento; Jogos pedagógicos.

ABSTRACT

The early childhood education is intended to, in addition to learning to take care of, to jeopardize with the integral development and your be integrated. The child placed in front of playful situations can seize the logical structure of reality through games, thus appropriates. Therefore, the objective of this study was to research and present the importance of the games as teaching resources linked to the production of knowledge and playfulness, allowing exploration and knowledge construction of the child establishes the difference between the games of rules, the recreational games and the games of make-believe, which has been intensifying in early childhood education and have shown effectiveness in the development of cognitive processes of educating. To do so, such study is documentary and bibliographic research methodology, based on relevant literature on the subject.

Keywords: Childhood Education; Development; Educational games.

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir a importância dos jogos pedagógicos na Educação Infantil, explanando que é nesta época escolar que se inicia uma educação preventiva, os jogos pedagógicos é relevante como um dos principais recursos pedagógicos para contribuir no desenvolvimento infantil, auxiliando a criança no desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa.

Este estudo teve como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica, embasada em literatura pertinente sobre o assunto, com o intuito de contribuir com a Educação Infantil. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir dos documentos específicos da Educação Infantil, bem como artigos científicos, livros e periódicos de pesquisadores renomados na área da Educação. O assunto foi abordado em sub-temas para facilitar o entendimento do leitor e assim, atender os objetivos propostos.

A educação infantil é, desde a Constituição de 1988, um direito das crianças, dever do Estado e opção da família e, desde a LDB de 1996, a primeira etapa da educação básica. Porém, é um grande desafio pensar em uma proposta pedagógica de qualidade, orientadora de ações aos educadores que nela trabalham, pois deve ser trabalhada com boas ações pedagógicas.

Na Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, o artigo 9 tem como finalidade da Educação Infantil “o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”. Para isso, é necessário tomar a criança, sujeito da educação, como ser global e compreender que seu desenvolvimento se dá pela interação destas dimensões, e que, deve se desenvolver todas as partes (e não somente a intelectual) é do interesse da educação.

Assim, a educação infantil integra a educação básica juntamente com o ensino fundamental e médio. Cabe assim, à Educação Infantil, além de cuidar da aprendizagem, compromissar-se em favorecer a dinâmica evolutiva da criança, através de uma prática pedagógicas que possibilite o desenvolvimento integral e integrado do seu ser.

Devemos compreender a importância de que tais condições sejam garantidas à criança na Educação Infantil, porém, é fundamental considerar: brincar... para quê? Conviver com adultos e crianças... para quê? Segundo Pasqualini (2008), as constatações de que o desenvolvimento da criança tem peculiaridades ou particularidades, de que é preciso respeitar seu processo de desenvolvimento, atender suas múltiplas necessidades e garantir na instituição espaço para o lúdico ou de que ela precisa ser objeto de cuidados dos adultos, entre outras, são fundamentais. Quais sejam essas particularidades do desenvolvimento infantil, como se constituem, quais as possibilidades colocadas para o desenvolvimento infantil nessa faixa etária são exemplos de questões que se aproximam do âmbito do sujeito concreto.

Na Educação Infantil, as brincadeiras são uma forma de expressão cultural e um modo de interagir com diferentes objetos de conhecimento, implicando o processo de aprendizagem. Tendo em vista esse conceito, percebemos que o ato de brincar acompanha o desenvolvimento da inteligência, do ser humano, da sociedade e da cultura (Silva; Haetinger, 2008).

2 A educação infantil como precursora da qualidade de ensino

Já na primeira infância, a criança se desenvolve de maneira contínua. Assim, o esquema do desenvolvimento é comum a todas as crianças, mas as diferenças de caráter, as possibilidades físicas, o meio e o ambiente familiar explicam que com a mesma idade crianças perfeitamente “normais” possam comportar-se de maneiras diferentes.

Faria (1999) considera que a criança não é uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura, ou seja, seu desenvolvimento se dá através de sua própria iniciativa e capacidade de ação.

Estas percepções foram aceitas na Educação Infantil até o surgimento de uma pedagogia própria para infância. Estes novos modelos que englobam e transcendem a história, definem a criança, como tendo competência para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra, de acordo com Faria (1999).

Tiriba (2005) coloca que a intenção de aliar uma concepção de criança à qualidade dos serviços educacionais que a equipe gestora oferece a ela, implica atribuir um papel específico à pedagogia desenvolvida nas instituições pelos profissionais da área. Assim, a Educação precisa desenvolver concomitante a estudos de diferentes áreas de conhecimento, subsídios consistentes às decisões sobre atividades desenvolvidas, formato de organização do espaço, do tempo, dos materiais e dos agrupamentos de alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com