TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO MATEMATICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/10/2016  •  Monografia  •  4.440 Palavras (18 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 18

O JOGO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marinalva Teixeira Silva Lira¹

Antônio  Marcos  Antunes Viera ²

RESUMO

A presente pesquisa configura-se a partir de estudos e reflexões a respeito da importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: cognitivo, afetivo, sociocultural e psicomotor. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa resultam das experiências vivenciadas durante a aproximação com a realidade da escola observada com os alunos da E.M.E.I Francisco Brasilino, objetivando apontar o uso de jogos e brincadeiras como alternativa prazerosa, desafiadora e problematizadora para o ensino de Matemática. Nesta pesquisa, foram realizados fundamentos teóricos e práticos, a fim de embasar a construção de conhecimentos relativos a temática, são apresentados autores como Froebel, Piaget, Vygotsky Johan Huizinga, Friedmann, Brougère entre outros, que discutem a importância do lúdico no processo educativo da criança, enfatizando que este recurso, contribui para os alicerces da inteligência, socialização e afetividade dos alunos.

Palavras Chave: Lúdico; Ensino de Matemática; Educação Infantil

Introdução

Nos dias atuais o lúdico tem se apresentado como uma temática de bastante destaque, principalmente nos discursos educacionais. Em decorrência do alargamento do conceito desse termo, levanta-se a necessidade de se fazer um estudo sobre a importância do lúdicono desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.A escolha deste tema deve-se ao fato de que, o ato de brincar é uma necessidade básica e um direito social da criança. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com os outros, que a criançadesenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades que subsidiará a mesma na preparação para a vida adulta.

A educação infantil configurou-se historicamente como espaço natural do jogo e da brincadeira, o que favoreceu a argumentação de que a aprendizagem de conteúdos matemáticos se dá por meio dessas atividades. A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerentes a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer essa concepção, segundo a qual se aprende

[pic 1]

¹ Concluinte do Curso de Piscopedagogia . E-mail: marilirapgm@hotmail.com

² Graduado em Pedagogigia  pela  Faculdade de Ciencasde Wesceslao Braz- PA. Especialista em Psicopegogia pela UCESP. E-mail: antoniopgm@bol.com.br

servido de argumento para fortalecer essa concepção, segundo a qual se aprende matemática brincando. Assim, partindo do pressuposto de que acriança aprende brincando.

Segundo KISHIMOTO (1993, pg. 52),

No jogo a criança é mais do que é na realidade, permitindo-lhe o aproveitamento de todo o seu potencial. Nele, a criança toma iniciativa, planeja, exercita, avalia. KISHIMOTO ( 1993, pg. 52)

O interesse pelo estudo e aprofundamento dessa temática surgiu a partir das observações realizadas no fazer docente empírico, durante as aulas de matemática numa Escola da Rede Municipal Escola Francisco Brasilino da Fonseca. O despertar para tal estudo deu-se no momento em que uma criança de 5 anos de idade afirmou em sua fala  que ela queria mesmo era brincar, pois já estava cansada daquela tarefa.   A criança demonstrou insatisfação com relação à metodologia aplicada pela professora. Essa frase culminou na reflexão sobre a utilização do lúdico como instrumento metodológico para as aulas de matemática na educação infantil.

Nesta perspectiva, com o objetivo principal de contribuir com a motivação dos alunos no seu processo de aprendizagem é que esta pesquisa aponta o uso dos jogos e brincadeiras como forma de despertar nos alunos o gosto pela Matemática, fazendo os perceber que esta disciplina é imprescindível para a vida em sociedade, por meio da observação direta, registro de fotos, coleta de dados das atividades, relatório de acompanhamento sobre a evolução e dificuldades apresentadas pelos  alunos com relação aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Desenvolvimento

A Matemática, surgida na antiguidade por necessidade da vida cotidiana, converteu-se em um imenso sistema de variadas e extensas disciplinas na qual ajuda na construção da cidadania, tornando-se uma ferramenta da sociedade. Mas o reconhecimento do seu papel na mesma só chega a partir da Revolução Industrial e o surgimento dos sistemas bancários e de produção, que exigem determinado conhecimento matemático do cidadão.

É importante destacar que a matemática deve ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética, de sua imaginação. Estabelecer relações entre objetos, fatos e conceitos, generalizar, prever, projetar, abstrair, ou seja, apontar direções, apresentar estratégias e alternativas para os alunos estabelecerem múltiplas ligações e associações entre significados de um conceito. É preciso mudar a forma mecânica de ensinar Matemática, pois o momento atual requer uma matemática viva que possa provocar nos aprendizes e educadores o gosto e a confiança para enfrentar desafios, enfim, motivá-los.

A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem (PILETTI, 1985, 42).

A motivação é um importante recurso pedagógico, mas apesar de sua contribuição na aprendizagem, ela nem sempre recebe a devida atenção do professor, providenciar material e transmiti-lo, depois cobrar nas provas, é muito mais fácil do que instigar nos alunos à vontade de questionar e atuar.

Ensinar matemática não é fácil e aprendê-la muito menos, por isso surge a necessidade de usar instrumentos como mediador entre o professor, aluno e conhecimento. Esses devem ser planejados e bem aplicados, sendo um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.

Um instrumento utilizado nos dias atuais são os jogos matemáticos, que conseguem transformar a sala de aula num ambiente gerador de conhecimentos e facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Segundo Bom (1995, p. 09) o motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para interpretá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com