TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.001 Palavras (21 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 21

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                       

                       Dalvina Vidinha Alves

                       dada.2@hotmail.com

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo geral investigar a importância do uso dos jogos matemáticos nas turmas da Educação Infantil, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/96 trata-se de uma etapa importante da Educação Básica. Os jogos matemáticos são recursos que devem ser usados pelos professores das turmas de Educação Infantil para introduzir os conceitos matemáticos. Essa prática pedagógica pode possibilitar mudanças na forma de se trabalhar matemática na educação infantil, pois o uso dos jogos matemáticos nas turmas da Educação Infantil pode despertar o interesse das crianças. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, desenvolvido pelo MEC, ressalta a importância dos jogos no ensino da matemática e como eles contribuem para o desenvolvimento psíquico. O pensamento lógico-matemático é um dos atributos do desenvolvimento cognitivo de cada um e não tem como ser treinado. Não é algo insanável externamente; tem de ser construído internamente.

Palavras- chave: Educação Infantil, Matemática e Jogos como prática pedagógica.

1. Introdução:

Este artigo tem por objetivo investigar qual a importância de se trabalhar com jogos matemáticos na educação infantil. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), a educação infantil é uma importante etapa da Educação Básica e deve era trabalhada de maneira significativa e instigante permitindo que a criança desenvolva as habilidades afetivas cognitivas e psicomotoras a partir do saber adquirido no seio familiar respeitando sua diversidade cultural.

Nessa faixa etária os conceitos são introduzidos de forma que a criança torne-se sujeito da aprendizagem. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- RCNEI, introduzir os conceitos matemáticos na Educação Infantil é fundamental, pois nessa fase a criança organiza melhor as informações e estratégias e o conhecimento prévio deve proporcionar condições para aquisição de novos conhecimentos matemáticos. (BRASIL, 1998, p.207).

É importante ressaltar que a matemática é uma ciência exata que está presente em tudo que fazemos no nosso cotidiano e para derrubar os mitos que a envolvem é preciso quebrar velhos paradigmas e para que isso aconteça o professor de educação infantil tem papel importante no sentido de introduzir os conceitos matemáticos de forma estimulante. As práticas pedagógicas precisam ser renovadas e reestruturadas, o professor hoje conta com vários recursos que podem auxiliá-lo em sala de aula, entre esses recursos está o jogo que associado ao lúdico e a brincadeira podem contribuir para a aprendizagem matemática seja significativa.

A criança de a educação infantil estar na fase da descoberta, da curiosidade e esses fatores podem ser canalizados para a aprendizagem matemática visando à importância de se aprender sem traumas que possam refletir na sua vida escolar. Sendo a criança fruto do meio no qual está inserida é importante aproveitar o conhecimento adquirido pela mesma e partir desse conhecimento para desenvolver práticas pedagógicas que envolvam os jogos matemáticos para que a criança possa assimilar de forma positiva esses conceitos.

O presente trabalho se justifica pela necessidade de verificar de que maneira os jogos matemáticos podem contribuir para a aprendizagem matemática já que o brincar também reflete uma expressão de linguagem. Tentando dar forma a essa pesquisa, Este trabalho é constituído considerando a configuração de dois aspectos distintos, mas interligados. O primeiro refere-se à Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica destacando e as práticas pedagógicas que refletem o interesse das crianças nas séries iniciais. O segundo diz respeito ao jogo, associado ao ensino da matemática.

O interesse pelo tema surgiu a partir de experiências vividas em um trabalho de Acompanhamento Escolar com crianças e adolescentes. Trabalho que desenvolvo há mais de 10 anos, sendo inclusive um espaço escolar regularizado para tal atividade.

No dia a dia percebi que as maiores dificuldades apresentadas eram com relação à aprendizagem matemática e a maioria deles diz que não gosta da disciplina. Comecei então a me questionar: Porque meus alunos tinham tanta aversão por matemática? Ao observá-los e conversar com os mesmos entendi que a raiz do problema estava lá no início da escolarização e a forma como os conceitos matemáticos foram introduzidos reflete hoje de maneira negativa na aprendizagem matemática. Dessa forma considerando a diversidade de sujeitos que tem em sala de aula nas turmas de educação infantil entende-se que não é fácil tornar o ensino eficaz e das alternativas é, aliar, o prazer e o divertimento à aprendizagem, pois o interesse e as solicitações da criança são bem diversos, portanto os jogos quando direcionados para aprendizagem matemática podem ajudar as crianças a apropriar-se do conhecimento.

Meu interesse pelo tema aguçou-se mais, no ano de 2010, quando estava no quarto semestre do Curso de Pedagogia e a partir dai tive certeza do que eu queria pesquisar. Nesse semestre fizemos um trabalho de campo da disciplina Laboratório de Pesquisa (em grupo) em uma Região Administrativa do Distrito Federal com crianças da Educação Infantil (cinco anos de idade) e pude constatar a importância do jogo na aprendizagem matemática. As crianças interagiram e aprenderam brincando, foi muito interessante essa aula. Percebi então a importância de se introduzir os conceitos matemáticos na educação infantil de forma que não crie trauma nas crianças, o que elas aprendem nessa fase reflete por toda vida escolar.

Quando estudei Metodologia da Matemática I e II, não tive mais dúvidas, meu trabalho de conclusão de curso seria sobre o uso dos jogos matemáticos na Educação Infantil, pois, como em toda construção o alicerce faz toda diferença, na construção do conhecimento não seria diferente e sendo a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, o prazer em estudar matemática depende de como os primeiros conceitos foram introduzidos.

        Para discorrer sobre tema foi desenvolvido (duas) observação em tempos e locais diferentes.

______________________

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Católica de Brasília, como requisito para obtenção ao título de Licenciado em Pedagogia. Universidade Católica de Brasília- UCB, 21 de novembro de 2012.

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB).

2. A Educação Infantil Como Primeira Etapa da Educação Básica

A educação infantil consiste na educação das antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre zero e seis anos. Nesse tipo de educação as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas a fazer descobertas e a aprendizagem matemática podem ser introduzidos de maneira significativa. No Brasil só em 1988 a educação infantil foi reconhecida como uma etapa importante da Educação Básica sendo colocada como parte integrante da Constituição. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, lei 9394/96 (BRASIL, 1996)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (229.3 Kb)   docx (490.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com