TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO É UM DIREITO INALIENÁVEL

Pesquisas Acadêmicas: A INCLUSÃO É UM DIREITO INALIENÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

A INCLUSÃO É UM DIREITO INALIENÁVEL

De acordo com a nossa pesquisa a escola mesmo tendo dificuldades na intra-estrutura, já incluiu alunos com necessidades especiais, e a escola se preocupa com os alunos que possam a vir a ser matriculados e não tem nenhum tipo de exclusão de aluno, além disso, a escola tem a consciência de que é um direito de todo cidadão garantido constitucionalmente de estudar onde escolher e a escola são quem deve se adaptar para recebê-lo.

A inclusão é uma inovação na educação brasileira, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação, pois é isso que diz a Constituição Federal de 1988, isto faz da inclusão direito inalienável e como direito poderá constituir em crime a escola que não receber os alunos que tiverem necessidades especiais.

De acordo com Artigo 5º da Constituição Federal que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”

Falar de inclusão é um desafio em nossa sociedade, porque simplesmente esta a sociedade possui as barreiras do preconceito que separa as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. Outra barreira é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada, mas o poder público não tem disponibilizado verbas suficientes para que estas barreiras sejam superadas. E ainda outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares, como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem.

O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exigem das escolas brasileiras novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.

O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com algum tipo de deficiência ou marginalizados socialmente é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.

O sucesso da inclusão desses alunos na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com