TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES DOS GRÃOS NA CLASSIFICAÇÃO DA SOJA

Por:   •  20/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.018 Palavras (21 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 21

A INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES DOS GRÃOS NA CLASSIFICAÇÃO DA SOJA

Erinaldo de Macena Rodrigues[1], Moisés Azevedo de Almeida¹, Fernando Barnabé Cerqueira[2]

RESUMO

O presente artigo é uma descrição analítica sobre a influência das propriedades dos grãos na classificação da soja. Os grãos avariados da soja além das perdas qualitativas e quantitativas geram prejuízos para os produtores, uma vez que existe desoneração dos valores no ato da comercialização. O objetivo da pesquisa bibliográfica em livros, artigos e na legislação pertinente a soja foi mostrar como as propriedades dos grãos impactam na classificação da soja e na sua comercialização. O Brasil possui legislação específica sobre a classificação da soja, Instrução Normativa Nº 11, de 15 de maio de 2007, que define os padrões de classificação destinada à comercialização. Constatou-se que existe uma discrepância no processo de classificação, sendo que os resultados que atestam a tolerância dos grãos avariados apresentam divergências no ato da venda e da compra, gerando prejuízos aos produtores com os descontos e desoneração no valor pago. Concluiu-se que falta mão de obra especializada para fazer o processo de classificação, sendo que as propriedades da soja afetam diretamente, uma vez que classificados como avariados resultam em perda de qualidade e consequentemente ocorre o decréscimo do valor comercial.

Palavras-chaves: Classificação. Padronização. Soja. Comercialização.

INTRODUÇÃO

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção anual de soja, com perspectiva de ampliar e superar os Estados Unidos. A safra de soja de 2017/2018 deve alcançar maior área para produção, com um incremento médio de cerca de 2,7% comparado à safra 2016/2017, algo entre 34,5 e 35,2 milhões de hectares, e uma previsão de produção anual entre 106 e 108 milhões de toneladas de soja. (CONAB, 2017).

De acordo com LAZZARI (1999, p. 14) A qualidade da soja começa na lavoura, desde a preparação do solo, do plantio, do controle de pragas e na colheita, sendo suscetíveis as condições climáticas que podem definir a qualidade dos grãos.

 LAZZARI (1999, p. 15) associa a perda da qualidade dos grãos de soja

...as modificações bioquímicas indesejáveis, que em detrimento desta acomete o aparecimento de grãos danificados e que estes ocasionam perdas tanto qualitativas quanto quantitativas. Além disso, os grãos defeituosos da soja acarretam prejuízos para os produtores, pois são descontados no momento da comercialização. Esses descontos visam compensar os custos de remoção do teor de água em excesso, das impurezas e matérias estranhas e também do manuseio de soja com grãos avariados.

A classificação da soja no Brasil segue a Instrução Normativa Nº 11, de 15 de maio de 2007 e Instrução Normativa Nº 37 de 27 de julho de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2007), que possibilita a identificação dos fornecedores que seguem os padrões de exigência para a comercialização da soja, assegurando que o produto ofertado tenha qualidade certificada.

BOCATTI (2014, p. 23) explica que estas normativas “determinam os defeitos, regras e limites de enquadramento da soja que será comercializada”.

Em relação aos defeitos, são caracterizados como de natureza intrínseca, quando modificados pelos procedimentos errados de processos agrícolas, mudanças fisiológicas ou genéticas e extrínsecas quando modificados por fatores externos como sujeiras, pedras, outras sementes. (BRASIL, 2007).

Segundo TEIXEIRA (2008, p.48) na classificação oficial da soja serão  encontrados

Os defeitos queimados, ardidos, mofados, fermentados, esverdeados, germinados, danificados (picados), imaturos, chochos, amassados e partidos. Os grãos ardidos são considerados um dos defeitos mais importantes, pois, com o processo de fermentação, ocasiona escurecimento do grão. Todas essas propriedades de avarias nos grãos causam prejuízos ao produtor, que apresenta um produto de baixa qualidade e sofre descontos na hora da venda.

Dentro das propriedades dos grãos para definição da classificação conforme padronização estabelecida, os grãos de soja mofados são considerados defeitos graves. Já os Grãos fermentados são classificados como defeitos leves e são grãos ou pedaços de grãos que devido ao processo de fermentação sofreram alteração visível na cor do cotilédone. (BRASIL, 2007).

Todavia, as propriedades dos grãos com defeito podem afetar a sua classificação e gerar a perda do padrão para a comercialização.

A divergência na classificação da soja é um dos fatores que incomodam os produtores, porque na hora de entregar a produção para as tradings ou armazéns, acaba tendo prejuízos porque a classificação do produto, para efeito de aplicação dos “descontos” sobre impurezas e grãos avariados, nem sempre é feita de forma correta pelas empresas, gerando prejuízos econômicos.

A problemática central dessa pesquisa é saber como as propriedades dos grãos influenciam no processo de classificação e no valor comercial da soja.

Diante da escassez de material e estudo sobre o processo de padronização dos grãos de soja a partir da classificação de suas propriedades físicas, nutricionais, químicas e sanitárias, objetivou-se descrever analiticamente como as propriedades dos grãos de soja impactam no processo de classificação, afetando sua qualidade e o valor comercial. Especificamente objetiva-se (1) Distinguir padronização e classificação; (2) Apresentar o que diz a legislação sobre a classificação da soja; (3) mostrar quais os procedimentos e vantagens da padronização e classificação dos grãos; (4) relatar como o processo de classificação implica no valor comercial da soja e as consequências para os produtores.

O presente trabalho surgiu da necessidade individual dos acadêmicos em adquirir maior conhecimento sobre a maneira como a propriedade dos grãos de soja afeta o processo de classificação, bem como entender qual o impacto sobre os preços praticados.

Outro aspecto importante se refere à quase ausência de literatura neste campo específico, o que dificultou o aprofundamento da pesquisa, mais também propiciou motivação para leitura minuciosa da legislação que regulamenta a questão em estudo e apresentar um trabalho consistente que servirá de pesquisa para novos acadêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (314.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com