TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA DAS VIAS DE ACESSO AO POLO – UM PROJETO DE MELHORIA

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

Silva Souza Elaine Aparecida (Ifba,silvasouzaelaine@yahoo.com.br)

Moreno de Ancelmo Maria Iracema (Ifba,miracemarso@yahoo.com.br)

A INFRAESTRUTURA DAS VIAS DE ACESSO AO POLO – UM PROJETO DE MELHORIA

Resumo

          Este trabalho abordou a questão dos problemas que tem surgido nos últimos tempos, acontece que na av. Eunápio Peltier de Queiroz área de maior movimentação e impacto direto e indireto da população remansense é observada a grande necessidade de implantação de sinalização de semáforos devido o sobre carregamento da infraestrutura urbana por conta do aumento de transportes motorizados e não motorizados que tem causado muitos transtornos principalmente nos horários comerciais tem provocado vários acidentes deixando graves conseqüências que vai desde pernas e braços quebrados, mutilações e muitas vezes leva a óbito. A realização desse projeto trará grande melhoria à população que necessita de confiança ao atravessar a faixa para pedestres, e aos motoristas a consciência de que a educação no transito pode salvar vidas evitando danos à sociedade de modo geral.

Palavras Chaves: Sinalização, Segurança e Obra Pública.

1.0 Introdução

          Diante do problema exposto e para que haja uma possível sinalização no transito de qualquer município, faz-se necessário manifestar a importância de um eficiente gerenciamento, analise da solicitação, critérios para a melhor escolha na implantação dos semáforos se necessário. Os semáforos são dispositivos de controle de trafego que alternam o direito de passagem aos veículos e pedestres, e a falta do mesmo acaba por trazer a população grandes transtornos. O projeto de sinalização também pode contribuir ressaltando sua importância como ferramenta de comunicação visual que após informações levantadas e feito a analise para determinar a localização das áreas onde serão implantados os semáforos, sendo feita a melhor escolha para atender as necessidades da sociedade com garantia de que terá um transito em condições segura. É importante ressaltar que a escolha do fornecedor não deve levar em consideração apenas o preço final, mas também a qualidade dos produtos, tempo de execução, cumprimento dos prazos e atendimento, se os objetivos propostos foram cumpridos satisfatoriamente e se suscitaram outras questões relacionadas direta ou indiretamente ao desenvolvimento de projetos de sinalização mesmo após sua implantação. Os resultados serão para a sociedade em geral uma grande melhoria na qualidade de vida de todos os usuários.

2.0 Desenvolvimento

          Este projeto pretende discutir o assunto relativo à instalação de semáforos nas áreas urbanas de maior movimento no nosso município, ressaltando também a sua importância para a qualidade e boas condições do trafego urbano em nossa cidade. Serão apresentadas teorias metodologias visando mostrar que os semáforos são dispositivos de controle de trafego que alternam o direito de passagem aos veículos e pedestres, liberando ou retendo a passagem dos mesmos no momento adequado. O objetivo do projeto é compreender e apresentar de forma clara, objetiva e pratica o processo de criação de um projeto de sinalização, levando em consideração seus elementos e as etapas envolvidas em seu desenvolvimento. Para solucionar certos problemas presentes na área central da comunidade remansense que abrange desde a Av. Eunápio Peltier de Queiroz o centro propriamente dito (Centro Comercial) e as vias que compõem o Mercado Municipal da cidade são necessários à criação de projetos. Tomando aqui a definição de Davis eT. aL. (2001, p. 360): Um projeto é simplesmente um empreendimento organizado para alcançar um objetivo específico. [ ] ... é uma série de atividades ou de tarefas relacionadas que são, geralmente, direcionadas para uma saída principal e que necessitam um período de tempo significativo para sua realização. Conforme já exposto anteriormente um projeto qualquer é um esforço temporário, ou seja, tem começo meio e fim. Ele existe com o propósito de se criar um produto, um serviço ou um resultado único. Sabe-se que qualquer atividade operacional que está vinculada a coisa pública engloba uma série de requisitos burocráticos, como a presença constante de controle, fiscalização rigorosa, inclusive a questão da probidade administrativa, ou seja, tudo precisa estar dentro da legislação, vigente, implementado por todos os preceitos legais para que um empreendimento do porte acima citado possa vir a atender as necessidades da população afetada. Sabendo que um projeto dessa dimensão necessita de planejamento orçamentário, pegando aqui o entendimento citado por Ávila (2003) que orçamento público, é uma imposição legal que representa um instrumento gerencial de administração publica, que visa atender a todas as necessidades da sociedade em um determinado período de tempo, levando em consideração as ações da questão publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com