TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSCRIÇAO DA ETICA E DOS DIREITOS HUMANOS NO PROJETO ETICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  20/10/2019  •  Dissertação  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

A INSCRIÇAO DA ETICA E DOS DIREITOS HUMANOS NO PROJETO ETICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Para a autora Barroco, o Código de Ética foi fundamental para a legitimação do Serviço Social, definindo suas conquistas democráticas e sua emancipação. Visto que na década de 60 e 70 suas bases historias foram marcadas fortemente pelo enfrentamento ao conservadorismo que existia na profissão e na década de 80 por sua participação democrática.

A partir da década de 60, ocorreu manifestações que tinha como objetivo romper com valores morais, costumes e princípios. Destacando mulheres e jovens que buscavam esse rompimento com tradição dos valores morais, porém todas essas manifestações ético-morais não se reflete no Serviço Social, já que a profissão buscava romper com o político-ideológica da ordem burguesa e seu conservadorismo.

Na década de 1980 para o desenvolvimento de um projeto ético-político, é essencial a democracia política, na organização da categoria política e nos conhecimentos teóricos. Nos anos 80 o projeto apresenta uma fase madura, porém esse amadurecimento teórico será concretizado apenas na década de 1990, com uma fundamentação do campo filosófico direcionado para ontologia. Portanto, quando a ética é analisada por uma visão ontológica ela pode ir além, contribuindo para a sistematização ética.

Sendo assim, a ética profissional nos anos 1980 se torna um enfrentamento, pois a ética nesse período não é suficiente por falta da sistematização dos seus fundamentos profissionais, perante suas finalidades propostas. Somente nos anos 1990 quando a ética for tratada ontologicamente será possível que seja concretizada, pois sua proposta será diferente da ética tradicional. Barroco destaca que é preciso efetivar essa capacitação ética.

Em relação ao Código de Ética de 1986 fala-se sobre uma nova ética que poderá proporcionar um melhor resultado nas lutas da classe trabalhadora e uma nova visão da sociedade, espelhada na vontade coletiva e superando toda a visão de valores universais.

Barroco afirma, que o amadurecimento teórico-político do Serviço Social foi no início da década de 1990. O Código de Ética de 1993 com base numa fundamentação ontológica, tem uma visão de ampliar a reflexão e a intervenção da ética profissional, implicando na ruptura com os antigos Códigos de Éticas que tem valores morais, normas e deveres legais.

Sendo assim, nos anos 1990 a ética do Serviço Social com fundamentos filosóficos, passa a alcançar um método crítico-dialético e tendo como base pensadores da teoria política moderna e contemporânea.

O projeto ético-político é consolidado em 1993, pois houve uma ruptura com a visão do Código de Ética de 1986. Em 1996 a questão ética passa a ter destaque curricular nas escolas de Serviço Social, visto que é fundamental para a profissão.

É possível notar que na década de 1990 houve grande importância em questão de debates que foram realizados em torno da ética. Resultando a ética como capacitação profissional e levando para outras atividades de aprendizado com outras profissões. Essa possibilidade de interação com outras profissões se deu nos anos 60 e 70 com a visão crítica sobre as ciências sociais e a “crise” do Serviço Social tradicional, transformando a prática dos profissionais que passaram a se identificar como  “agentes de mudanças” isso proporcionou uma nova relação com outras profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com