TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Monografias: A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  5.140 Palavras (21 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

A busca pela compreensão da importância da internet no processo de desenvolvimento da aprendizagem foi à essência que originou este trabalho, o qual objetiva ter A internet como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura na Educação de Jovens e Adultos,na Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues. Desta forma, desenvolveu-se um projeto de Intervenção com os alunos da EJA desta unidade escolar no laboratório de informática, levando em conta que as tecnologias no processo de ensino aprendizagem, dessa modalidade de ensinosão pouco valorizadas.

Palavras-chave: internet, processo ensino-aprendizagem, leitura, Eja.

ABSTRACT

The quest for understanding the importance of the Internet in the development process was the essence of learning that originated this work, which aims to have the internet as a teaching tool for the development of reading in Youth and Adult Education, the Municipal School Padre Valentim Rodrigues. Thus, we developed a design intervention with students of this unit EJA school computer lab, taking into account that the technologies in teaching and learning process, this type of ensinosão undervalued.

Keywords:internet , teaching-learning process , reading, Eja .

1 INTRODUÇÃO

Este artigo visa apresentar os resultados do desenvolvimento do projeto realizado com alunos da EJA, segunda fase, na Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues. Esse projeto objetivou levar a essa escola os recursos midiáticos para a ampliação de conhecimentos, incentivando-os a serem sujeitos participativos da construção do mundo em que estão inseridos.

A introdução do computador, quer como instrumento auxiliar no ensino, quer com o objetivo de capacitar ao domínio da linguagem, conforme cita SOUZA (1998, p. 36) “vem se constituindo um ponto importante no debate atual entre os educadores”. Saber quais as formas de abordar este uso na sala de aula é uma constante dúvida do professor.

Somos conhecedores que os ambientes de aprendizagens baseados nas tecnologias da informação e da comunicação podem proporcionar atividades desafiadoras, interessantes favorecendo a construção do conhecimento mais crítico, capazes de levar o educando a serem pessoas mais questionadoras na sociedade.

Na execução do projeto, privilegiou-se a Internet com o uso de computadores no laboratório de informática. Enquanto recurso pedagógico e como mecanismo no processo ensino aprendizagem, neste trabalho, os alunos puderam desenvolver através da tecnologia, a leitura com o uso do computador.

A principal necessidade que justifica a implementação deste projeto é essencialmente o resgate ou o desenvolvimento do gosto da leitura pelos alunos da EJA por meio de canais que lhes atraem, que lhes causem motivação, que desenvolvam o espírito investigativo e sua inclusão digital, hoje tão amplamente difundida em nosso meio.

O embasamento teórico desse projeto teve como contribuições as ideologias de ZILBERMAN e SILVA (2004) no que tange a importância da leitura pra ascensão do conhecimento. Já AMARAL (2003) e SILVA (2003) discorreram sobre a relação entre o uso da internet e o trabalho de conteúdos significativos e a democratização do ensino e da informação. Para melhor entender os recursos midiários KENSKI (2007) explanou acerca dos significados da tecnologia. MORAN (2001, p. 24) falou sobre inserção dos meios de comunicação nos processos educativos. PERUZZO, 2001 abordou a juventude na era digital e a necessidade de adequação da escola. Por fim, as contribuições teóricas de DWYER (2003) e MARCONDES (1997) ressaltam as práticas tradicionalistas que ainda vigoram numa realidade digital, bem como as ofertas de leitura em formato digital.

O estudo dessas teorias foi crítica e analítica e proporcionou um melhor entendimento de que não dá para a escola estar à parte dos recursos midiáticos que permeiam nossa sociedade. É preciso que a escola se prepare não só para inserir esses recursos no ambiente escolar, mas que faça um trabalho de conscientização de todos os agentes envolvidos no processo educativo sobre o uso pedagógico das tecnologias midiáticas, especialmente o educador, preparando-o para lidar com essa poderosa ferramenta em prol de uma educação igualitária e inclusiva.

2 JUSTIFICATIVA

Os alunos da EJA trabalham no período diurno, chegam à escola cansados, saturados, desmotivados. Essa é a realidade encontrada na modalidade de ensino de jovens e adultos.

Por isso, é de suma importância que o professor da EJA repense a sua atuação e seus métodos pedagógicos, para melhorar de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem.

Os professores da EJA, da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, são unânimes ao afirmarem que os alunos possuem muitas dificuldades em interpretar textos. Devido a isso, esse trabalho foi desenvolvido mediado com recursos midiáticos, que os levem a aprender com motivação e de forma mais crítica.

A ausência de estratégias ou até de atividades motivadoras e direcionadas tem contribuído para a falta de repertórios e desinteresse da leitura e estudo de textos. Portanto, é necessário que o professor integre as redes sociais na prática de leitura, visando uma melhoria significativa no processo ensino e aprendizagem que foi o foco do projeto.

É relevante destacar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo, sendo esta indispensável à “ascensão a novos graus de ensino” (ZILBERMAN E SILVA 2004, p.14). Além disso, um leitor ativo promove sua interação com o mundo, amplia seu conhecimento e melhora sua percepção com as variadas linguagens e com a sociedade. Nesse processo, o trabalho de leitura aliada ao uso da internet favorece maior prazer ao educando, além disso, tem sua dimensão ampliada indo além da decodificação de sinais e símbolos, ao passo que, promove a integração deste aluno com a sociedade virtual o que exige dele um melhor domínio do lê, diante das diversificadas formas de comunicação.

Inicialmente, o aluno que não domina o uso da internet vê nela um grande desafio, contudo, à medida em que vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com