TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideia de Transposição

Por:   •  18/10/2015  •  Dissertação  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

A ideia de transposição didática foi estabelecida inicialmente pelo sociólogo Michel Verret, em meados da década de 1970, sendo desenvolvida com maior propriedade , nos anos seguintes , pelo matemático Yves Chevallard . Em seus trabalhos, Chevallard passou a analisar, por meio de noções e de conceitos matemáticos ¾ os quais chamou objeto de saber ¾, o que ocorria com o conhecimento acadêmico, ou seja , aquele produzido por matemáticos , ao ser convertido em objeto de ensino no âmbito de sua disciplina escolar. Com base em seus estudos, Chevallard fundamentou a transposição didática como um modelo de interpretação. Com base em seus estudos , fundamentou a transposição didática como um modelo de interpretação teórica das relações que se estabelecem entre a ciência e o ensino.

Nesse processo, o conceito de território transforma-se, de objeto de saber ( científico ) , em objeto de ensino ( escolar ) . Ou seja, cabe à transposição fazer o saber cientifico chegar acessível ao âmbito escolar. Assim a transposição didática possui relevância os seguintes saberes:

 • o saber sábio, produzido na esfera acadêmica;

• o saber a ser ensinado, produzido na noosfera ( esfera intermediária ) ;

• e o saber escolar ou saber ensinado, produzido no âmbito da escola.

 O saber sábio refere-se ao meio cientifico acadêmico. Já o saber a ser ensinado diz respeito ao sistema de ensino, decidem “o que” será ensinado dos conhecimentos científicos e como estes devem ser adaptados no sentido de tornarem-se hábeis para que sejam transpostos para a sala de aula. E o saber e o saber escolar ou saber ensinado é o saber que  refere-se ao conhecimento que professor e alunos efetivamente constroem em sala de aula , isto é , no ambiente escolar.

Chevallard , propõe fases do saber cientifico para a aprendizagem escolar :  

• a fase de transferência entre o saber sábio ( produzido na esfera acadêmica ) e o saber a ensinar ou a ser ensinado ( produzido pela noosfera ) ;

• a fase de transferência entre o saber a ser ensinado e o saber ensinado              ( aquele que se dá no interior do ambiente escolar ou do sistema de ensino ) ;

• a fase entre o saber ensinado e o saber efetivamente adquirido pelo aluno .

Temos como exemplo deste, o conceito de território onde a transposição  acontece , passando por todos saberes até que o mesmo possa ser assimilado pelos educandos.

 O autor nos coloca a visão de que é preciso uma base cientifica sobre os conteúdo que será aplicado em sala de aula. Porém é preciso  uma analise de como será a melhor forma de aplicar o conteúdo  para que os alunos possam entender, compreender e interagir com o mesmo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com