TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação de Política de Comunicação

Por:   •  10/7/2022  •  Monografia  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 10

Política de comunicação

  1. Introdução

A presente política tem o objetivo de estabelecer os parâmetros e regras para a comunicação do Instituto Galo. Sendo um guia para orientar os diversos públicos interessados sobre a divulgação de materiais de comunicação, imprensa, uso de mídia, redes sociais e combate a desinformação e às fakes news. Buscamos assim a promoção do Instituto Galo e de suas ações em favor da comunidade, tendo como base a nossa missão, visão e valores para a toda a sociedade.

A comunicação organizacional do Instituto Galo tem por princípio promover a interação verdadeira e genuína com nossos apoiadores e públicos interessados, buscando ser um canal de comunicação eficiente, que tenha credibilidade, estimule a interação e facilite o contato com os interlocutores.

  1. Diretrizes para a comunicação

Definimos aqui, dentre outras, as principais diretrizes que devem guiar a atuação da área de comunicação do Instituto Galo:

  • Criar uma imagem institucional: A área de comunicação tem entre suas responsabilidades contribuir como uma criação de imagem institucional, usando a comunicação como uma ferramenta para gerar conscientização sobre o trabalho realizado e o posicionamento da organização perante a sociedade. Para o cumprimento dos objetivos estratégicos é de fundamental importância utilizar-se da boa comunicação como instrumento de promoção, visando assim ser uma referência na área de atuação.  
  • Conformidade no discurso institucional: A comunicação do Instituto deve sempre buscar a unidade, de modo que as informações devam ser coerentes e o discurso dos diversos setores da organização, estejam alinhados. Pautados sempre, pela sua comunicação oficial.  
  • Clareza e precisão da informação: A comunicação do Instituto deve chegar aos seus públicos de forma clara, assertiva e precisa. Os conteúdos devem ter a devida adequação, tornando-os de fácil compreensão a todos os públicos.    

  1.   Comunicação um dever de todos

 O Instituto Galo intende que a comunicação é de essencial importância para todas as atividades desempenhadas, não sendo responsabilidade exclusiva do departamento de comunicação, mas uma construção de todos os membros, colaboradores e voluntários do Instituto.

 Sendo assim, deve-se ficar estabelecido que todos os membros, colaboradores e voluntários são responsáveis diretos pela comunicação da instituição.  Ao se apresentarem publicamente representando o Instituto Galo, ao lidarem com a imprensa ou mesmo ao fazerem postagens em suas redes sociais, portanto, todos devem lembrar-se que representam a instituição e zelar por sua imagem perante o público.  

  1. Objetivos

Abaixo, alguns objetivos pretendidos pelo Instituto Galo em relação a sua comunicação:

  • Contribuir e promover a comunicação institucional do Instituto Galo para toda a sociedade.
  • Divulgar e dar maior visibilidade possível às ações feitas pelo Instituto Galo.
  • Ampliar o alcance e aprofundar o conhecimento das informações sobre o Instituto, gerando materiais de divulgação para todos os meios de comunicação.
  • Comunicação institucional como fator para o estabelecimento de parcerias e relação com empresas e outras instituições.  
  • Estabelecer parcerias com veículos de comunicação para a promoção dos trabalhos realizados.
  • Trabalhar de forma integrada e participativa com todas as áreas do Instituto, aumentando a eficiência da comunicação e potencializando os resultados.

  1. Atribuições

São atribuições do Setor de Comunicação do Instituto Galo:

a)        Responder publicamente pelo Instituto com declarações, manifestações e notas para a mídia ou demais meios de comunicação;

b)        Intermediar o relacionamento do Instituto com veículos de mídia e demais meios de comunicação;

c)        Organizar e planejar as atividades de divulgação e registro das atividades do Instituto;

d)        Produzir e editar as informação e conteúdo para o público interessado;

e)         Assessorar os colaboradores e membros do Instituto no tratamento com a mídia e demais meios de comunicação;

f)        Promover a imagem pública e Institucional do Instituto Galo;

g)        Contribuir para o estabelecimento do padrão de uso da mídia e redes sociais para promoção do Instituto, de suas ações e eventos;

h)        Auxiliar na produção de material promocional realizado por outro setor do Instituto, supervisionando o uso da marca e a comunicação Institucional.

  1. Redes sociais
  1. Redes sociais e comunicação

Relacionado ao uso das redes sociais como ferramenta de comunicação do Instituto:

  • O Instituto compreende que as redes sociais são uma das principais ferramentas de divulgação e interação com o público, por isso, é essencial estabelecer parâmetros para que sua atuação seja pautada pelas melhores práticas visando alcançar seus objetivos estratégicos;  
  • É atribuição do setor de comunicação a administração e gestão das redes sociais do Instituto, sendo responsável pelo conteúdo, moderação e relacionamento com parceiros e sociedade por meio delas;
  • Quaisquer conteúdos disponibilizados nas redes sociais do Instituto devem passar pela moderação e aprovação do setor de comunicação. Essa medida tem o objetivo de institucionalizar e padronizar as postagens, buscando melhor interação com todos os públicos.
  • Deve-se ter o devido cuidado para se evitar a desinformação nas redes. Toda postagem de conteúdo sobre o Instituto, eventos e ações, deverá ser devidamente apurada e contar com clareza, objetividade e precisão da informação;
  • A interação com os públicos das redes sociais deve ser uma relação de reciprocidade, diálogo e colaboração, não apenas a unilateralidade da divulgação de conteúdos e notícias;
  • O Instituto entende que as redes sociais é uma extensão da vida fora do ambiente virtual. Logo, as interações nesses meios devem sempre serem pautadas pelos princípios da civilidade, educação, respeito, tolerância, transparência, honestidade e ética;
  • O Instituto não tolera em hipótese alguma, a prática de crimes virtuais ou conteúdos de teor discriminatório em relação a raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição social, nacionalidade e estado civil.
  • O Instituto tem posicionamento político apartidário, logo, em suas redes sociais é proibido a divulgação de propaganda político-partidária.  

  1. Critérios técnicos [1]

Abaixo se estabelece os critérios técnicos para as postagens e divulgação de conteúdos nas redes oficiais do Instituto Galo. Com as políticas de postagens, vídeos, artes, fotos e textos

O Instituto Galo possui perfis próprios no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Tais perfis têm por objetivo divulgar o Instituto e as principais ações e campanhas que ele desenvolve e/ou das quais participa.

Postagens:

  • O objetivo dos perfis do Instituto nas redes sociais é dar visibilidade à instituição e não a pessoas. Por este motivo, os posts devem sempre citar, nas legendas, o Instituto Galo e nunca conselheiros e/ou funcionários e colaboradores, a não ser em casos específicos em que tais pessoas sejam a notícia, como premiações e palestras.
  • Os posts devem ser trabalhados sempre de forma humanizada, dando máxima visibilidade às pessoas beneficiadas pelo Instituto Galo.
  • As parcerias são vitais para a área de responsabilidade socioambiental. Por este motivo, instituições e empresas que sejam parceiras do Instituto em determinadas ações e campanhas devem necessariamente ter suas arrobas marcadas no copy.
  • Em anos eleitorais, a postagem ou mesmo a marcação de políticos e/ou candidatos em posts deve ser EVITADA, independentemente do período estabelecido pela lei eleitoral.
  • Artes e divulgações produzidas por parceiros e que tenham a logomarca do Instituto Galo devem ser previamente aprovadas pela equipe de Comunicação do Instituto Galo.

Vídeos:

  • Os vídeos produzidos para divulgação nos perfis oficiais do Instituto Galo nas redes sociais devem, sempre, conter falas de pessoas beneficiadas.
  • As falas de representantes do Instituto Galo nos vídeos a serem divulgados devem ser sempre objetivas e jamais podem ter foco no autoelogio.

Artes:

  • As artes criadas para divulgação de ações e campanhas devem conter logo apenas em casos de promotores e patrocinadores de ações e campanhas. Apoiadores devem ser marcados no copy.
  • As artes das ações e campanhas devem sempre ter por base a paleta de cores oficiais do Atlético (preto, amarelo/dourado). Azul e vermelho devem ser evitados ao máximo.
  • As logos de parceiros devem vir sempre nos formatos e extensões exigidos pelos designers (JPG alta ou PNG fundo transparente/vetor).

Fotos:

  • As fotos para divulgação nos perfis do Instituto Galo nas redes sociais devem estar em alta resolução.
  • As fotos para divulgação nos perfis do Instituto Galo nas redes devem sempre priorizar as pessoas beneficiadas por suas ações e/ou campanhas.

Textos:

  • Expressões chulas e depreciativas jamais devem ser usadas nos textos divulgados nos perfis do Instituto Galo nas redes sociais.
  • A torcida atleticana deve ser chamada de Massa.
  • Não se usa a expressão Atlético Mineiro. Sempre Galo ou simplesmente Atlético.

  1. Responsabilidades dos membros, colaboradores e Voluntários  

No que se refere à comunicação do instituto e uso das redes sociais, são responsabilidades dos membros, colaboradores e voluntários:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (158.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com