TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Coordenação Pedagogica Na Escola

Artigo: A Importancia Da Coordenação Pedagogica Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  6.161 Palavras (25 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 25

Índice

1. Resumo:

2. Introdução

3. Como Surgiu E Como é O Dia De Um Coordenador Pedagógico.

3.1 As Multi Funções Do Coordenador Pedagógico.

3.2 O Coordenador Sabe Qual é A Sua Função

3.3 Os Coordenadores Sabem O Que Deve Ou Não Fazer Como:

4. O Trabalho Do Coordenador

4.1 O Papel Da Escola

4.2 Como O Fazer Do Coordenador Pode Ajudar.

4.3 A Função Do Coordenador Dentro Da Gestão Democrática

4.4 A Autonomia Escolar

4.5 Os Valores éticos E Morais Na Profissão

4.5.1 A ética

4.5.2 A Consciência

4.5.3 Elementos Subjetivos

5. O Que Muda Com O Novo Pensar E Fazer Do Coordenador

5.1 Plano De Trabalho

5.2 Em Busca De Melhores Resultados

6. Considerações Finais

7. Referências Bibliográficas

1. Resumo:

Este trabalho discute como surgiu e qual é o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente sua atuação diversificada dentro da unidade escolar, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico-metodológico, ao estabelecimento de ensino um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionei alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que me possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.

Palavras-chave: como surgiu, formação de professores, coordenador pedagógico

2. INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado de algumas reflexões sobre minha prática como professora, coordenadora e de minhas inquietações e inconformidade com algumas situações do cotidiano escolar.

Sou professora há doze anos na rede estadual de ensino e efetiva há três anos. Fiz o magistério e logo entrei para a faculdade de história em Mandaguari Pr, no ano de 2000 mudei com minha família para Mato Grosso em busca de trabalho,mas a busca pelo saber não parou por ai fiz uma graduação em Educação ambiental, mesmo sabendo que naquele momento meu esforço não seria valorizado financeiramente.Sempre tive consciência da necessidade da busca de uma formação mais ampla, que me fizesse compreender, através da teoria a pratica em sala de aula.

Durante algum tempo questionei com minhas coordenadoras pedagógicas a forma como atuavam, percebia a falta de argumentos, mesmo porque hoje compreendo eram pessoas que não estavam preparadas para tal função, a interpretação errônea do verdadeiro papel do coordenador pedagógico,sua valorização como profissional contribui para que nas escolas ainda continue reproduzindo esse modelo pré histórico de coordenar, sem qualificação e motivação para melhorar pois a “gratificação” é insignificante diante da responsabilidade de um coordenador pedagógico,posso dizer depois de tudo que pesquisei, o papel desse profissional é fundamental para o bom desenvolvimento da aprendizagem escolar posso dizer que dentro de uma escola o coordenador pedagógico é a pessoa mais importante,sem ele não há um ensino de qualidade, foi para melhorar as minha habilidades como coordenadora que busquei mais uma vez qualificação mesmo sabendo que a valorização ainda esta longe de ser a ideal,mas a forte do saber,e fazer com qualidade não pode nunca parar ,pois ainda acredito que um dia essa tão sonhada valorização profissional chegue.

3. COMO SURGIU E COMO É O DIA DE UM COORDENADOR PEDAGÓGICO.

A figura do coordenador pedagógico surgiu com as transformações na educação entre as décadas de 70 a 90. A partir das transformações sociais, políticas, econômica a mudança de valores, a fragilidade da educação, a desvalorização dos profissionais provocou situações de desanimo na educação, resultada de políticas educacionais formatadas e despejada nas escolas sem um planejamento, sem a participação dos professores. O coordenador professor pedagógico surge em meios a essas inovações educacionais voltadas para projetos diferenciados, mudanças, porém sem nenhuma qualificação o que comprometeu o bom desempenho de sua função. A figura do coordenador foi fruto de um de uma concepção progressista, onde as novas formas de gestão escolar e processo ensino aprendizagem foram postas em pratica. E hoje o coordenador convive com adversas condições de trabalho faltam as condições objetivas, formação técnica, materiais favoráveis, organização coletiva, entre outros fatores,prejudicando assim sua real função a de coordenar,planejar e acompanhar todo o processo didático pedagógico .

Leva–se em consideração que o atual cenário educacional da gestão democrática busca desenvolver uma gestão participativa, tendo o gestor e coordenador como o mediador das ligações entre escola – comunidade – família, onde há relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar. O século XXI inicia-se com uma bagagem cheia de incertezas políticas, ideológicas, comportamentais. Essa situação se reflete também na escola, fazendo emergir sensações de impotência e pessimismo nas pessoas que participam dessa comunidade. Segundo Kuhn (1970), a superação de um paradigma, é lenta e encontra grandes resistências. No período de transição convivem elementos do velho e do novo paradigma que vai progressivamente substituindo, com vantagem, representações, atitudes e procedimentos. Os novos paradigmas gerenciais requerem funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com