TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Origem Familiar

Monografias: A Importancia Da Origem Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  2.387 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da origem familiar

Os filhos precisam conhecer suas origens, respeitar os valores que identificam sua família. É na família que os filhos devem buscar o sentimento de pertenciamento, para não buscarem uma identidade emprestada em comportamentos muitas vezes inadequados existentes em outros ambientes. É essencial que tenham a sensação de pertencer a essa família e que se sintam orgulhosos disso. Isso tudo precisa ser preservado.

Ao mesmo tempo em que se consideram as mais diversas formas de constituição de família atualmente, é evidente que novas exigências também se põem. A nova estruturação familiar acabou por desencadear novas condutas e comportamentos, sentimentos e formas de agir, não só dos pais, como também dos filhos e de outras pessoas que façam parte da família.

Portanto, respeitar e valorizar a família como célula-mãe da sociedade, independentemente da forma como ela é constituída, é papel de cada um que faz parte desse grupo. As pessoas devem ser respeitadas na estrutura familiar em que vivem, pois o que importa é a relação e a boa convivência entre os membros que a compõem.

O que se aprende na família

Na família aprendem-se verdade eternas, vivem-se os valores mais elevados e ganha-se a identidade como herança. Se os filhos têm sua identidade alicerçada em uma relação em que os valores humanos são fundamentais, buscarão conviver com aqueles que cultivam valores semelhantes aos deles.

Sendo a família lugar de desenvolvimento humano, torna-se essencial que nela ocorra o exercício de valores. Para que esse exercício aconteça de forma afetiva, os pais ou adultos responsáveis pela educação das crianças e jovens devem ter a clareza de que os valores servem como orientação para a maneira como conduzimos nossas vidas e fazemos nossas escolhas. Esses valores são caracterizados como qualidades que identificam o homem, pois se revelam diariamente em suas ações.

Exercitar na família valores como dignidade, liberdade, responsabilidade, solidariedade, justiça, criatividade, entre tantos outros, vai modelando atitudes que refletem amizade, bondade, compreensão, cortesia, fortaleza, fidelidade, confiança, generosidade, lealdade, paciência, perseverança, reconhecimento, respeito, simplicidade, sinceridade, esperança, sociabilidade na história dos filhos.

Comprometer-se com os valores e educar em função deles supõe tê-los interiorizado profundamente. Esses valores se revelam na convivência da família, nas relações diárias de pais e filhos, irmãos, primos, tios, avós, entre outros membros que compõem a família. Para que os filhos mantenham vivos dentro de si os valores que identificam sua família, é necessário que tenham a seu lado pai, mãe e adultos com que possam compartilhar valores.

Os membros de uma família que vivenciam os mais diversos valores éticos e morais, que estabelecem laços afetivos verdadeiros, levarão esses valores e comportamentos para todos os outros grupos sociais em que interagem. É no interior da família que se estabelecem as marcas entre as gerações e também são cultivados os valores culturais. O sentimento educativo dos pais necessita ser permeado pela identidade da família, que nasce nos princípios e valores que a caracterizam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com