TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM E IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

Trabalho Universitário: ORIGEM E IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. Considerações Iniciais ________________________________ 04

2. Origem da Filosofia____________________________________05

3. Importância da Filosofia _______________________________ 06

4. Considerações Finais _________________________________ 07

REFERÊNCIAS _________________________________________ 08

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A maioria das pessoas manifesta certo descrédito em relação à utilidade da filosofia para a sociedade. Geralmente ouve-se dizer: "Isso é coisa de doidos", "Filo-sofia...o que é isso?", "Coitadinho...aquele ali diz que a sua paixão é a filosofia", e por aí em diante, acreditam no seguinte: A Filosofia não serve para nada.

Ora, tal ideia é absolutamente errada. Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação. Esta é mesmo o elemento essencial da filosofia, sem o qual não era possível discutir os problemas que coloca. Basicamente, argumentar não é mais nem menos do que aquilo que fazemos todos os dias, de uma maneira ou de outra. Mas, uma das vantagens de se argumentar, não é apenas a de as pes-soas, a partir de perspectivas e opiniões diferentes, chegarem a um consenso, ou o de evitar a violência física quando existem desacordos, mas, sobretudo, o de elimi-nar muitos dos nossos preconceitos, muitos deles, ideias erradas acerca da realida-de e que não estamos interessados em modificar.

Se pela argumentação, é possível melhorar as nossas ideias, onde a crítica argumentativa que os outros nos dirigem exerce aqui um papel fundamental, e dado que as nossas decisões e ações se baseiam naquilo que pensamos, então, a argu-mentação é essencial para nos ajudar a tomar melhores decisões e a agir melhor.

Por aqui se pode perceber que, afinal, a filosofia sempre serve para alguma coisa. Por outro lado, os problemas que a filosofia coloca ajudam-nos a compreen-der melhor o mundo que nos rodeia e a tomar uma atitude crítica em relação às res-postas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com vista a poderem ser melhoradas, no fundo, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor para todos. Por isso, será abordado neste trabalho sua ori-gem, bem como sua importância.

ORIGEM DA FILOSOFIA

A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.

Se pensarmos que a filosofia é a ação de refletir sobre tudo, que é a investi-gação curiosa para descobrir a verdade das coisas, então a filosofia surgiu com o primeiro homem racional. Porém, a curiosidade alicerçada em uma forma de pensar lógica e racional só surgiu muito tempo depois. A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C, na Grécia Antiga. Poderia ter surgido em qualquer lugar, mas naquele momento da história diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu começo.

A Grécia Antiga vivia um momento de auge de sua cultura. O comércio com outros povos trouxe conhecimento. A produção artística era muito ativa. Havia os jogos olímpicos. A linguagem, moeda e tecnologia (de arquitetura e militar) também marcaram esse período. Entretanto, naquele momento iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos. Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) é considerado o primeiro filósofo. Os fragmentos que restaram de seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a água. Podemos encontrar água em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo, usando a razão, é que irá diferenciar a filosofia da mitologia.

Porém, Tales nunca se chamou filósofo. A palavra “filósofo” apareceu anos mais tarde, com um homem chamado Pitágoras (570-1 – 496-7 a.C.). Ele, famoso hoje pelo teorema matemático que leva o seu nome, é que se considerou um “amigo da sabedoria”.

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade é um olhar para dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com