TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da presença familiar no processo de ensino de crianças

Trabalho acadêmico: Importância da presença familiar no processo de ensino de crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O projeto: Familia na Escola, pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.

O trabalho com esse tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

Entretanto dar-se ênfase a presença da familia no ambito esocolar, bem como dar relevancia da interação e da coletividade entre essas instituições e essenciais para o processo de encino e aprendizagens dos educandos.

A construção de valores nos indivíduos é realizada por meio de um processo lento e gradativo. As famílias transferiram para as escolas técnicas a responsabilidade da formação dos valores ser e agir que são essenciais para a interação com o meio em que vivem e o mercado de trabalho.

Nesse sentido percebe-se que o ponto de partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre familia e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles. Concientizar e sensibilizar a importancia do acompanhamento familiar na vida dos educandos, bem como da integração entre familia e escola.

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO

 Promover palestras com o tema “Educar e Cuidar”;

 Insentivar a participação dos pais nos eventos promovidos na escola bem como as apresentações dos alunos;

 Reunião com pais e alunos com pouco rendimento no bimestre;

 Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;

 Motivar os pais no insentivo de acompanhar os filhos no desempenho de ensino-aprendizagem;

 Desenvolver atividades voltadas a integração e interação familia na escola;

 Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;

 Divulgar o regimento e o calendário escolar comentando sobre os dias letivos e o cumprimento da carga horar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com