TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da moeda, a sua importância crescente ao longo do processo histórico até hoje

Artigo: A origem da moeda, a sua importância crescente ao longo do processo histórico até hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de sá

Aluna: Graziela Alves Rodrigues

Matrícula: 201201619882

Curso: Administração

Trabalho de Matemática Financeira

Sabe-se da importância da moeda para as transações que de alguma forma envolvem qualquer valor de capital ou valor financeiro. Além das características geográficas, a moeda é a base do sistema econômico que diferencia os vários blocos que hoje compõem o Sistema Econômico Global.

A origem da moeda, sua crescente importância durante todo o processo histórico até os dias de hoje , a necessidade que originou a implantação das casas bancárias, os empréstimos mais rudimentares seguidos do surgimento dos juros são alguns fatores que se traduzem em objetos de estudo da matemática financeira, ciência na qual está inserida essa pesquisa.

A metodologia utilizada prevê a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de consulta a livros e artigos científicos; a pesquisa exploratória (de campo) por intermédio da aplicação de um questionário em uma Instituição Bancária, cujo objetivo é pesquisar dez produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações e associá-los à apuração dos juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis); e, uma entrevista a junto ao Banco Itaú. Esta primeira parte da atividade estruturada está organizada em três tópicos abrangentes, quais sejam: a origem da moeda, origem das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.

A segunda parte trata de pesquisa de campo em instituição financeira que leva à ciência da variedade de produtos oferecidos por esse tipo de empresa, à compreensão do valor do dinheiro, ao entendimento das várias formas de ganhos dos bancos e/ou empresas que oferecem esses produtos ,ao contato com as várias possibilidades de financiamentos e investimentos existentes e até ao domínio de cálculos e procedimentos para as compras mais simples que, inclusive, caracterizam a rotina doméstica.

ORIGEM DA MOEDA

As primeiras moedas apresentaram alguns formatos como chave e faca.

Posteriormente, passaram a ser cunhadas a martelo, em metais como ouro, prata e cobre, ressaltando atributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram.

Pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar do dinheiro de seus clientes, fornecendo recibos escritos pelas quantias guardadas. Esses recibos deram origem à moeda-papel, e a guarda de valores fez surgirem as instituições bancárias.

Os primeiros bancos oficiais foram criados na Inglaterra. A palavra "banco" é originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.

As diferentes moedas surgiram da necessidade do homem em adequar o

instrumento monetário à realidade econômica. O uso de cheques, pelo qual se

determina o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com