TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Sexualidade

Artigos Científicos: A Importancia Da Sexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DA SEXUALIDADE DA CRIANÇA

Tema: Sexualidade

Título: A Importância Da Orientação Sexual Na Formação Da Sexualidade Da Criança

INTRODUÇÃO

A infância hoje já não é mais como antigamente. Esta é uma frase muito ouvida nos dias atuais, pois realmente as crianças hoje são mais curiosas e mais ativas no mundo, interagem com tudo, querem descobrir o que há ao seu redor, o que é e para que serve cada parte do seu corpo. As tecnologias também influenciam nessas curiosidades/descobertas, porém nem sempre de modo construtivo. Com o acesso à televisão (novelas, filmes, seriados, etc.) e à internet (com diversos sites e jogos) a criança se vê em frente ao mundo que ainda não deveria fazer parte do seu contexto, que ainda não tem maturidade para discernir se o que vê é ou não correto.

Todo isso leva os pequenos a se questionarem e se tentarem se descobrir sexualmente, levando a brincadeiras e atos sexuais que os pais e professores não sabem como explicar e contornar o assunto de forma que irá suprir as curiosidades e não causar traumas.

A sexualidade humana sempre foi motivo de interesse e ao mesmo tempo de repressão em escala mundial. De um lado há toda a consciência que ressalta a sexualidade um instinto natural, como a fome, a sede, etc. Portanto é naturalmente sua manifestação mesmo na infância, dentro do ambiente escolar. Freud (1926, p. 2) nos revela, em seus estudos, que o “[...] recém-nascido traz consigo germes de moções sexuais que continuam a se desenvolver por algum tempo [...]”, mas que a vida sexual da criança costuma expressar-se numa forma acessível à observação por volta dos três ou quatro anos de idade; fase exata que parte esta pesquisa.

Tais manifestações, como o chuchar (sugar com deleite), e fricção de alguma parte sensível do corpo da própria criança (seios ou a genitália externa) ou de outra pessoal (em geral, a orelha), são as primeiras a aparecerem desde o berçário¹. E com o passar dos anos as crianças que fazem a fricção de partes do corpo acabam passando do chuchar para a masturbação. [...] investigação psicanalítica nos autoriza a ver no chuchar uma manifestação sexual e a estudar justamente nele os traços essenciais da atividade sexual infantil [...], [...] que o ato da criança que chucha é determinado pela busca de um prazer já vivenciado e agora relembrado. (FREUD, 1926, p. 4)

E para tratarmos das relações entre sexualidade e escola é necessário sabermos além dos estágios cognitivos piagetianos, precisamos no aprofundar sobre o desenvolvimento das chamadas zonas erógenas: fase oral, fase anal, fase fálica e genital. A autora relata ainda que para entender melhor essa ideia é necessário fazer uma analise histórica a cerco do assunto.

Está ai o vinculo primordial que estabelece a psicanálise com o pedagógico. “A psicanalise foi, em parte, responsável pelo fato de se levantar, na escola, o tabu sobre o sexo e dar a criança informações sobre a sexualidade, pela afirmação de que a criança tem direito à verdade.” (Souza, 1997, p. 20) Informações essas sem repreender, pois o exercício da sexualidade pode trazer prazeres ou angustia, e a repressão escolar torna a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com