TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Sociologia

Ensaios: A Importancia Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da sociologia

Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações. Na realidade, todos nós somos sociólogos porque você e eu estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que as suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.

A sociologia é uma área muito ampla, pois estudo todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam pra interagir e organizar as sociedades; ela explora todas as estruturas sociais que buscam entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social.

O Surgimento da Sociologia

No limiar do século XXI, estamos vivendo um momento de História que estão denominando de globalização. Uma das características marcantes da globalização são os sistemas de comunicação que unem e aproximas os espaços.

Em cada lugar ou cidade, a globalização toma uma diferente fisionomia. na expressão de Castells (1999), a sociedade hoje é a sociedade da informação, uma sociedade em rede ultrapassa as relações sociais e técnicas de produção, atinge a cultura e as relações de poder. Rifkin (1995) caracteriza o movimento da globalização como uma era de mercados globais, de produção automatizada, o processo produtivo à vista quase sem a presença do trabalhador da forma pela qual estamos acostumados, as multinacionais buscando abrir as fronteras e transformando a vida de bilhões de pessoas para conquistar os mercados globais. O movimento intelectual resultante é denominado Iluminismo ou Séculos das Luses, pois a influência da religião, da tradição e do dogma no pensamento intelectual foi finalmente rompida. A ciência agora poderia surgir plenamente como uma maneira de pensar o mundo; já a física e, mais tarde, a biologia foram capazes de superar a perseguição realizadas pelas elites religiosas e estabeleceram-se como um caminho para o conhecimento.

Augusto Comte (1798-1857), o Fundador da Sociologia

Entre o ano de 1830 a 1842 ao examinar a solicitação por uma dedicada disciplina ao estudo científico da sociedade, Auguste Comte quis chamar essa disciplina de "física social" para emfatizar que estudaria a natureza fundamental do universo social, mas ele foi praticamente forçado a determinar o termo híbrico grego-latino, sociologia.

Para Comte as idéias e as crenças precisavam ser desenvolvidas para dar a sociedade uma moralidade "univesal". Essa resposta de Auguste Comte nunca foi desenvolvida, mas a preocupação com os símbolos e a cultura, para manter a essência do conceito sociológico francês existe até os dias de hoje. A principal contribuição de Comte para o desenvolvimento da sociologia não foi tanto a essência de suas idéias, mais a defesa pela aceitação da sociologia como uma áreia legítima de estudo.

Uma tática que Comte usou para fazer com que a sociologia parecesse legítima foi postular a lei dos três estados. O primeiro estado é o teológico, em que o pensamento sobre o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus, o segundo estado é o matafisíco, em que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com