TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Profissional Do Serviçocial Junto Ao Idoso

Artigos Científicos: A Importancia Do Profissional Do Serviçocial Junto Ao Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 11

A importância do profissional de serviço social junto ao idoso

Enviado por andreass

10/08/2011

2663 Palavras

Página

11

de 11

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO

Resumo

O presente estudo traz à discussão o trabalho do assistente social frente à

consolidação da política nacional do idoso. E teve como objetivo analisar o processo do trabalho do Assistente Social junto a idosos, com vistas a identificar se as estratégias utilizadas contribuem, de forma efetiva, para a garantia de direitos e o fortalecimento dos mesmos. Optou-se pelo enfoque qualitativo da pesquisa e através desta constatou-se que o processo de participação dos idosos nos grupos de convivência significa uma forma de (re) inserção social, Destaca-se também a importância da compreensão do fenômeno do envelhecimento em função do aumento acentuado da expectativa de vida da população como um todo, especialmente no Brasil.

Palavras chaves: assistente social, idosos, inserção social.

INTRODUÇÃO

Diante das adversidades que vivemos em nosso país que tem tido crescimento acelerado da população idosa, é preciso ter compromisso com a causa do idoso em termos de melhorias nas suas condições de vida, para que o idoso brasileiro não seja visto como mais um "problema social", mas sim como sujeito que tem capacidade produtiva, a fim de que, através da solidariedade entre as gerações, tenha garantia de acesso aos seus direitos sociais e poder de decisão sobre as questões que lhe dizem respeito

Este trabalho tem por objetivo mostrar a grande importância da atuação do Assistente Social com os direitos do Idoso. Tem por objetivo também discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso,

tecendo considerações importantes a cerca do mesmo, enquanto um ser social de direitos, fazendo nexo com a prática do Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social e a compreensão do fenômeno do envelhecimento em função do aumento acentuado da expectativa de vida da população como um todo, especialmente no Brasil.

Para desenvolver este artigo houve um grande interesse pela profissão, pois os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. E esta pesquisa está classificada nos critérios de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico. Partindo da pesquisa realizada, os dados foram analisados a partir de leitura crítica e redação dialógica dos autores apresentados.

O desafio do serviço social, diante da questão do idoso, que vive momentos de exclusão social, é propender o diálogo em entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade por todas as pessoas que sofrem diversas formas de discriminação, além de potencializar a pessoa idosa a acreditar em si, como pessoa de direitos, isso os levará a redescobrir sua verdadeira identidade, assumir-se como pessoa imprescindível a sua produtividade social. De acordo com o artigo 230 da Constituição Federal de 1988: “A família, a sociedade e o Estado tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na

comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

No entanto, o Estado e a sociedade civil como um todo não prima pelo que está estabelecido na constituição, cabendo ao Serviço Social, junto ao idoso e seus familiares, trabalharem essa questão.

Portanto, cabe ao Serviço Social, em sua função educativa e política, trabalhar os direitos sociais do idoso, resgatar sua dignidade, estimular consciência participativa do idoso objetivando sua integração com as pessoas, trabalhando o idoso na sua particularidade e singularidade, levando em consideração que ele é parcela de uma totalidade que é complexa e contraditória.

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da questão social, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc.) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

É uma das

poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético – político, que foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 –1980 e que expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais.

São profissionais que ajudam a superar as políticas manipuladoras e demagógicas para políticas públicas sociais e promotoras do desenvolvimento social para todos sendo homens e mulheres em uma sociedade.

A população brasileira tem se ampliado rapidamente, sendo que a faixa etária que mais cresce é a dos 60 anos de idade. O aumento da população idosa reflete em vários setores de atendimento, tanto nos assistenciais, como nos fisioterápicos, gerando uma preocupação de atualização e aprimoramento direcionados a essa nova e crescente clientela. Nesse contexto o profissional de Serviço Social desempenha um papel muito importante onde pode intervir, conscientizar e mediar às ações sociais com o objetivo de proporcionar o bem estar ao idoso.

É direito da população e do profissional de assistência social, exigir políticas sociais ao Estado que garantam uma vida digna aos idosos, onde possam desfrutar dos mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com