TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Profissional De Serviço Social Junto Ao Idoso.

Dissertações: Importância Do Profissional De Serviço Social Junto Ao Idoso.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

Os idosos em nosso país, mesmo que ainda não oferece boas condições de vida para a maioria da população, experimentam o envelhecimento de forma heterogênea, ou seja, tem a ver com as questões de gênero, classe social, religião e etnia. Muitas vezes os idosos são identificados como inativos ou improdutivos, sendo muitas vezes colocados em asilos por causa das suas baixas pensões e aposentadorias, por causa do acesso aos bens e serviços de nossa sociedade.

Realidade das Políticas Sociais brasileira.

As exigências postas ao profissional de serviço social na atualidade requerem inúmeras competências e habilidades por isso não há como continuar o processo de formação de modo linear, pois assim como a história, o conhecimento e o processo educativo não podem ser fragmentados. Surge então a necessidade de interagir as diversas áreas do conhecimento junto com o Serviço Social.

O profissional de Serviço Social.

O Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde e doença.

Os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. São profissionais que ajudam a superar as políticas manipuladoras e demagógicas para políticas públicas sociais e promotoras do desenvolvimento social para todos sendo homens e mulheres em uma sociedade.

A importância do profissional de Serviço Social junto ao Idoso.

A população brasileira tem se ampliado rapidamente, sendo que a faixa etária que mais cresce é a dos 60 anos de idade. O aumento da população idosa reflete em vários setores de atendimento, tanto nos assistenciais, como nos fisioterápicos, gerando uma preocupação de atualização e aprimoramento direcionados a essa nova e crescente clientela.

Nesse contexto o profissional de Serviço Social desempenha um papel muito importante onde pode intervir, conscientizar e mediar às ações sociais com o objetivo de proporcionar o bem estar ao idoso.

É direito da população e do profissional de assistência social, exigir políticas sociais ao Estado que garantam uma vida digna aos idosos, onde possam desfrutar dos mesmos direitos e deveres a que todas as outras faixas etárias têm ao viverem em comunidade.

Embora o Brasil esteja posicionado entre as primeiras economias do mundo, ainda apresenta contrastes sociais marcantes. Sendo assim é comum para uma grande parte da população brasileira a acumulação de perdas sociais ao longo do ciclo da vida, com agravamento ao avançar da idade. Na sociedade brasileira, há uma grande carência de programas preventivos para a questão do envelhecimento e de serviços que tratem adequadamente os problemas dos idosos sob o ponto de vista físico, psíquico e social.

Em 1994, com o objetivo de atender a este segmento da população, foi instituída a Política Nacional do Idoso pela (Lei nº 8.842, de 04-01-1994), que define os princípios e diretrizes que asseguram os direitos sociais do idoso e as condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com