TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Serviço Social Junto Ao Idoso

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Do Serviço Social Junto Ao Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA DAS DORES ALVES DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA

O ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONTRUIBUIÇÃO NA SAÚDE DO IDOSO: NA E.S.E SANTA RITA

IMPERATRIZ

2015

MARIA DAS DORES ALVES DA SILVA

O ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇÃO NA SAÚDE DO IDOSO: NA E.S.E SANTA RITA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Maranhão-FACAM como pré-requisito para elaboração da monografia.

Orientador: Prof.ª Lilian Rolim

IMPERATRIZ

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Justificativa 5

1.2 Objetivos 6

1.2.1 Objetivo Geral 6

1.2.2 Objetivos Específicos 6

2 FUNDAMENTALÇÃO TEÓRICA 7

2.1 PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AO DEFICIENTE MENTAL 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo nos mostrar a grande importância da atuação do Assistente Social com os direitos do Idoso. Tem por objetivo também discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso, tecendo considerações importantes a cerca do mesmo, enquanto um ser social de direitos, fazendo nexo com a prática do Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social.

Os idosos em nosso país, mesmo que ainda não oferece boas condições de vida para a maioria da população, experimentam o envelhecimento de forma heterogênea, ou seja, tem a ver com as questões de gênero, classe social, religião e etnia. Muitas vezes os idosos são identificados como inativos ou improdutivos, sendo muitas vezes colocados em asilos por causa das suas baixas pensões e aposentadorias, por causa do acesso aos bens e serviços de nossa sociedade.

O Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde e doença.

Os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. São profissionais que ajudam a superar as políticas manipuladoras e demagógicas para políticas públicas sociais e promotoras do desenvolvimento social para todos sendo homens e mulheres em uma sociedade.

A população brasileira tem se ampliado rapidamente, sendo que a faixa etária que mais cresce é a dos 60 anos de idade. O aumento da população idosa reflete em vários setores de atendimento, tanto nos assistenciais, como nos fisioterápicos, gerando uma preocupação de atualização e aprimoramento direcionados a essa nova e crescente clientela.

Nesse contexto o profissional de Serviço Social desempenha um papel muito importante onde pode intervir, conscientizar e mediar às ações sociais com o objetivo de proporcionar o bem estar ao idoso.

É direito da população e do profissional de assistência social, exigir políticas sociais ao Estado que garantam uma vida digna aos idosos, onde possam desfrutar dos mesmos direitos e deveres a que todas as outras faixas etárias têm ao viverem em comunidade.

Embora o Brasil esteja posicionado entre as primeiras economias do mundo, ainda apresenta contrastes sociais marcantes. Sendo assim é comum para uma grande parte da população brasileira a acumulação de perdas sociais ao longo do ciclo da vida, com agravamento ao avançar da idade. Na sociedade brasileira, há uma grande carência de programas preventivos para a questão do envelhecimento e de serviços que tratem adequadamente os problemas dos idosos sob o ponto de vista físico, psíquico e social.

Em 1994, com o objetivo de atender a este segmento da população, foi instituída a Política Nacional do Idoso pela (Lei nº 8.842, de 04-01-1994), que define os princípios e diretrizes que asseguram os direitos sociais do idoso e as condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Tal Política é coordenada pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, por intermédio da Secretaria da Assistência Social.

1.1 Justificativa

O que nos motivou a realizar esta pesquisa foi demostrar a importância do idoso na comunidade e a contribuição do assistente social junto a saúde dessa classe. Os idosos são de fundamental importância na nossa sociedade, pois além de serem a cultura viva dos nossos antepassados são o que há de mais "pronto", nos termos filosóficos, de um ser humano. Eles tiveram tantas experiências na vida que puderam evoluir como ninguém mais neste mundo.

Entendemos que promover o envelhecimento ativo e saudável significa prevenir a perda de capacidade funcional da população idosa através da preservação da sua independência física e psíquica, bem como garantir o acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional.

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com