TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Auditoria

Casos: A Importância Da Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da auditoria interna nas organizações

A auditoria interna é uma organização da contabilidade que se dedica a analisar procedimentos e processos para poder identificar falhas e deficiências para propor melhorias que possam atender as expectativas dos empresários e gestores.

O objetivo da auditoria interna é auxiliar a alta administração e desenvolver adequadamente suas atribuições desenvolvendo-lhes analises recomendações e comentários objetivos referente às atividades.

As avaliações e pareceres do auditor interno são de fundamental importância para os procedimentos gerenciais e administrativos da empresa, porém a existência de um trabalho de auditoria interna não exime a responsabilidade dos administradores e gestores de estarem acompanhando e fiscalizando seus respectivos setores.

São diversas áreas de abrangência da auditoria interna, entre as mais conhecidas estão: auditoria na área contábil, auditoria na área operacional, auditoria e gestão, auditoria de sistemas informatizados, auditoria da qualidade e auditoria ambiental.

A auditoria na área contábil visa a analisar e manter correto os procedimentos de elaboração de documentos e relatórios contábeis dentro dos princípios fundamentais da contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade, buscando a uniformidade nestes registros.

A auditoria na área operacional tem o objetivo de apoiar a administração em suas diversas responsabilidades e em suas tomadas de decisões, avaliando e verificando se os procedimentos estabelecidos pela empresa estão sendo cumpridos.

A auditoria de gestão visa o apoio em tomadas de decisões, tem a intenção maior de auxiliar os gestores e administradores nas elaborações de procedimentos que usem a qualidade funcional da organização e auxilia nas decisões em níveis estratégicos, orientando e aconselhando quando necessário.

Os sistemas de gestão, quando bem empregados, trazem inúmeras vantagens para os clientes, para os organizadores, seus proprietários e acionistas, para os colaboradores, para s fornecedores, para o governo e, por fim para a própria comunidade.

A auditoria de sistemas informatizados, quando possível, deve estar presente desde o desenvolvimento dos sistemas que irão compor os diversos setores da empresa a fim de avaliar e identificar processos e possíveis falhas que possam prejudicar os registros da empresa.

A auditoria de qualidade tem a intenção de avaliar procedimentos, estipulados pelas organizações, que visem à busca da qualidade nos setores de produção, serviços, relações publicas e administrativas.

A gestão da qualidade consiste em controlar os processos de modo de obter um produto de qualidade.

A auditoria ambiental é responsável pela verificação e em casos que identifique falhas ou erros nestes processos, deve estar comunicando aos gestores ou administradores estas deficiências propondo soluções e auxiliando nas implantações destas.

O papel da auditoria ambiental é acompanhar a execução dos processos e normas estabelecidas pelas organizações empresariais e pela sociedade através de leis e regulamentação para que os impactos ambientais sejam mínimos ou nulos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com