TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Auditoria Interna Na Detecção De Fraudes Nas Empresas Do Setor De Varejo Nacional

Dissertações: A Importância Da Auditoria Interna Na Detecção De Fraudes Nas Empresas Do Setor De Varejo Nacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 23

FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP

PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA

RODRIGO DO AMARAL PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDES NAS EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO NACIONAL

São Paulo

2011

FOLHA DE APROVAÇÃO

RODRIGO DO AMARAL PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDES NAS EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO NACIONAL

Este artigo foi apresentado para a obtenção do certificado de pós-graduação “Lato Sensu” em Auditoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, obtendo a nota ____________, atribuída pela orientadora professora Ms Regina Aparecida Neumann.

São Paulo, 05 de novembro de 2011.

RESUMO

A auditoria interna e uma importante ferramente com enfoque técnico, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da empresa, apresentado elementos para o aprimoramemto dos controles internos, com a finalizade de mitigar os riscos de fraudes. Os resentes casos de fraudes que as organizações vêm sofrendo, demonstram que qualquer empresa está exposta a fraude e ao risco de ter a sua imagem exposta a mídia, nesse contexto, o conteúdo deste artigo teve como objetivo analisar qual a importãncia da auditoria interna na detecção de fraudes no setor varejista, considerando o objetivo de estudo, a pesquisa teve uma análise bibliográfica descritiva e exploratória qualitativa e aplicou-se um questionário em uma empresa do setor de varejo nacional.

Palavras-chave: auditoria interna; fraude; controle interno.

THE IMPORTANCE OF INTERNAL AUDIT IN THE DETECTION OF FRAUD ON BUSINESS NATIONAL RETAIL SECTOR

ABSTRACT OU RESUMEN

The internal audit and an important tool in technical approach, and aims to add value to the company, presented to the aprimoramemto elements of internal controls, with finalizade to mitigate the risks of fraud. Resent the cases of fraud that organizations are suffering, show that any company is exposed to the risk of fraud and have your picture exposed the media in this context, the content of this article was to analyze what is the importance of internal audit to detect fraud in the retail sector, considering the purpose of study, research was a literature review and exploratory qualitative descriptive and applied a questionnaire in a company in the retail market.

Key-words ou Palabras clave: internal audit; fraud; internal control.

1 INTRODUÇÃO

O aumento dos casos de fraudes que atingiram empresas de diversos setores da sociedade vem mostrando que erros operacionais intencionais ou não (fraudes), são uma realidade de todos os setores da economia. Nesse contexto, cada esforço despendido eficazmente, cada economicidade realizada nos processos produtivos fará grande diferença, como também cada erro, falha, desvio, perda e/ou desperdício será um fardo cada vez mais pesado e difícil de suportar pelas empresas (ORIÁ FILHO, 2002).

O impacto da fraude no mundo dos negócios não se limita ao montante envolvido. A fraude pode colocar em risco toda uma organização, além de prejudicar sua reputação. Para Silva (2004) Existe uma deficiência no ensino da contabilidade no Brasil. Segundo o autor, na universidade apenas, “contabilidade do bem” é discutida. As práticas contábeis inadequadas não são estudadas.

As fraudes têm impactado diretamente o desempenho econômico social, pois diversos setores da economia nacional deixaram de ser regionais e passaram a ser mundiais. Desta forma, se uma empresa tiver suas particularidades exposta a mídia por graves problemas relacionados à fraude, e que de alguma maneira passou a comprometer o relacionamento com o meio no qual atua, o reflexo será verificado em todos os países em que essa companhia tenha investimento.

O setor de varejo no Brasil apresenta profundas transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento competitivo do mercado e do aumento de sua abrangência em nível nacional. O grande potencial de expansão da atividade atraiu a entrada de investidores internacionais o que gerou e propiciou a adoção de conceitos mais modernos de gestão. Além disso, ocorre o aprimoramento da governança através da utilização de tecnologias de informação, que harmonizam o padrão de gestão das empresas e seu grau de profissionalização (DELOITTE, 2009).

A auditoria interna é uma atividade de avaliação exercida dentro da organização, com o objetivo de revisar as operações, avaliar a eficiência dos controles internos, sendo seu relatório encaminhado à administração para conhecimento da real situação da empresa.

A auditoria interna é aquela exercida por um funcionário da própria empresa, em caráter permanente. Apesar de seu vínculo à empresa, o auditor interno deve exercer sua função com absoluta independência profissional, preenchendo todas as condições necessárias ao auditor externo, mas também exigindo da empresa o cumprimento daquelas que lhe cabem. Ele deve exercer sua função com total obediência às normas de auditoria e o vínculo de emprego não lhe deve tirar a independência profissional, pois sua subordinação à administração da empresa deve ser apenas sob o aspecto funcional (FRANCO; MARRA, 2001, p. 219).

Dessa forma apresenta-se o seguinte problema: a verificação de que a auditoria interna é um instrumento importante na detecção de fraudes nas empresas do setor de Varejo. Logo, este trabalho busca nesse contexto analisar qual a importância da auditoria interna na detecção de fraudes no setor varejista?

É nesse contexto e em resposta a este questionamento que se objetiva principalmente, no presente trabalho, sugerir que os procedimentos aplicados pela auditoria interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com