TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Brinquedoteca Na Aprendizagem

Artigo: A Importância Da Brinquedoteca Na Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ELISIANI GLASIELA DOMINGOS DE SOUZA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA APRENDIZAGEM.

Curvelo

2013

ELISIANI GLASIELA DOMINGOS DE SOUZA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA APRENDIZAGEM.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Lucidade e Educação; Seminário IV.

Professores: Edilaine Vàgula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.

2013

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................. 01

Desenvolvmento.................................................................................................... 03

Considerações Finais............................................................................................ 05

Referências............................................................................................................07

Introdução

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Se a atmosfera não for encantadora não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos pode ser fria, como são algumas bibliotecas. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de "faz de conta", a dramatização, a construção, a solução de problemas.

Este trabalho aborda um breve estudo sobre a contribuição da brinquedoteca para o desenvolvimento humano,trazendo como referencia o espaço lúdico da Educação Infantil, . A partir dela discutimos como o lúdico pode ser trabalho neste local e quais as contribuições apresenta para a aprendizagem das crianças. Tendo em vista a importancia da brinquedoteca para estimular as crianças de todas as maneiras tanto fisicamente e psicologicamente para que elas possam alcançar os objetivos proposto e que queremos alcançar.

Realizamos observações e aplicamos atividades com as crianças que participam da brinquedoteca. Analisando a importância da brinquedoteca para a aprendizagem das crianças constatamos que esse espaço é essencial para o desenvolvimento delas e que o programa possui uma finalidade importante em seu contexto lúdico,trabalhamos com a pratica real, pois na escola vimos que o lúdico estimula a inteligência das crianças.

É indiscutível que a ludicidade está presente em diferentes contextos, na escola, em casa, em qualquer lugar em que as crianças possam estar. Para elas, o brincar é algo mais que natural.

É por esse motivo que não podemos deixar de falar de crianças sem relacioná-las com o lúdico. O lúdico auxilia no desenvolvimento da criança, através dele ela consegue aprender com mais facilidade, com os jogos e brincadeiras, pois além de uma prática de atividade física, promove também, um estímulo intelectual e social.

A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar especifico para a prática lúdica das crianças que é a brinquedoteca ou ludoteca, lugar ao qual ela está brincando e ao mesmo tempo está desenvolvendo diversas atividades para aumentar o seu desenvolvimento e o seu rendimento escolar para que isso ocorra é necessário a ajuda de profissionais capacitados para coordenar as atividades para as crianças em qualquer faixa etária desde que seja para o seu crescimento.

Desevolvimeto

Atualmente, a maioria das escolas municipais de Educação Infantil destinadas a receber crianças de quatro a seis anos de idade adota o modelo escolar. Porém são pouco os espaços para as brincadeiras livres e não tem brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e cálculo. Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para as ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem.

Então, perante essas considerações, pode-se concluir que a criação de brinquedotecas nas escolas e creches seria uma grande ferramenta pedagógica para o ensino infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares. Devemos ter consciência que a creche é um espaço a ser dividido entre o cuidar, por ser a criança um ser completo, que necessita de cuidados, bem como a promoção de seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Deve as instituições de educação infantil favorecer a construção da autonomia, da criticidade, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceitos rumo a formação do cidadão.

Durante muito tempo, confundiu-se ensinar com o cuidar e, nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com