TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO

O brincar representa um fator de grande importância na socialização da criança e é o mais completo dos processos educativos, pois influência o intelecto, a parte emocional e o corpo da criança. Com este trabalho se buscou analisar e discutir a brinquedoteca, sua origem, funções e sua importância para a formação da criança. Diferentes tipos de espaços e materiais.

Procurou-se refletir sobre o direito que a criança possui de brincar e de participar, e as situações onde esses direitos são violados.

A brinquedoteca oferece atividades lúdicas e com isso influência no desenvolvimento da criança, supre necessidades como se expressar, participar, criar, viver situações de socialização que irão contribuir para seu convívio social.

É um espaço que se torna mediador da aprendizagem e da formação da criança.É importante deixar que a criança manuseie o brinquedo, pois, é neste momento que

acontece a concretização da aprendizagem.

Também vale ressaltar os benefícios que os profissionais da Educação Infantil podem trazer às suas crianças, fazendo um trabalho todo voltado para o lúdico, pois os pequenos, por si só, já possuem “gosto” por brinquedos, jogos e brincadeiras e, dessa maneira, a aprendizagem acontecerá de modo prazeroso, espontâneo e significativo.

A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas, constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural dos adultos. A brinquedoteca é um espaço que estimula a criança a brincar, permitindo o acesso a uma variedade de brinquedos, num espaço lúdico.

DESENVOLVIMENTO

A Brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente

acumulado, assim sendo é um ambiente de compreensão da realidade como um todo, no qual as crianças trocam experiências vividas e são capazes de interagirem com o desconhecido, expondo a sua e conhecendo outras culturas.

Após realizar a pesquisa abaixo descrita e o cruzamento de dados, foi feito um paralelo sobre o conceito da brinquedoteca e sua importância para sua formação e desenvolvimento, respeitando a fase da infância.

Pólo: 03

Município: GOIÂNIA

Estado: GOIÁS

Região do Brasil: CENTRO - OESTE

Quantidade existente no município

Centros de Educação Infantil 60

Escolas Municipais 170

Brinquedotecas Nenhuma

Entende-se que a brinquedoteca:

É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração, porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Se a atmosfera não for encantadora não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos pode ser fria, como são algumas bibliotecas. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de "faz de conta", a dramatização, a construção, a solução de problemas, a sociabilização e a vontade de inventar: um camarim com fantasias e maquilagem, os bichinhos, jogos de montar, local para os quebra-cabeças e os jogos. (CUNHA, 2010, p. 36-37).

Com base nisso, a Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que o ambiente seja repleto de criatividade, de fantasias, manifestações de afeto e apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta acolhida.

SANTOS (1995, p. 39) afirma que:

O profissional educador, jamais deve utilizar o jogo apenas como caráter lúdico, dessa forma não haverá contribuição para a aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras devem ser muito bem planejadas e escolhidas para que haja estímulo e construção do novo conhecimento.

A utilização da brinquedoteca é importante e contribui para o crescimento e conhecimento das crianças, quando bem trabalhada pelo profissional que se utilizará dela, caso contrário, ou seja, se o professor a utilizar como um refúgio da sala de aula, sem ter um bom planejamento das brincadeiras que ali serão feitas, não trará benefícios para os cidadãos aprendizes.

Porém, de acordo com a pesquisa realizada no Portal da Prefeitura de Goiânia, as 170 escolas juntamente com os 60 CMEIS não possuem Brinquedoteca, apenas Playground.

Ao serem indagados sobre a importância da brinquedoteca nas escolas, ou CMEIS muitos pedagogos se pronunciaram favoráveis. Dentre as várias justificativas destacaram-se:

“Será um aprendizado e um recurso a mais que poderá ser utilizado na prática docente”.

“Para conhecimento e também experiências positivas”

“É um recurso diferente e atrativo tanto para os alunos quanto para os docentes”.

Certamente não se constrói uma BRINQUEDOTECA sem otimismo. É preciso tê-lo em relação ao projeto, e comunicá-los aos outros. O sentimento de esperança faz parte do contexto e a capacidade de amar a humanidade é indispensável. Mas estas não podem ser apenas afirmações românticas, pois, esta profissão não suporta amadorismo (CUNHA, 2010, p. 73).

Após cada resposta de que uma brinquedoteca deve dispor de uma série de brinquedos e jogos, perguntou-se o que não poderia faltar neste espaço. As respostas voltaram-se para os jogos de montar, quebra-cabeças, fantoches, brinquedos como bonecas, carrinhos, loucinhas, dentre outros.

Pode-se encontrar uma variedade de ambientes e cantinhos na brinquedoteca, de acordo com a criatividade e dedicação, dentre eles: o canto do faz-de-conta, espaço com mobílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com