TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Arapiraca

2013

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da Criança de 0 a 5 anos; Ludicidade e Educação; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino da Linguagem Oral e Escrita; Ensino e Alfabetização

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Arapiraca

2013

Introdução

“...o brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina-a a

desejar, relacionando seus desejos a um “eu” fictício, ao seu papel no

jogo e suas regras”. (Vigotsky, 1991, p. 131)

Considerando que todo ser humano é histórico-cultural, ou seja, é formado através

das experiências que vivencia dentro de uma determinada cultura em um momento histórico específico e que o brincar é a atividade principal da criança, emanou-se a necessidade de criar brinquedotecas com o intuito de ser um espaço onde a criança tenha voz e vez, sendo respeitado o direito a infância. Nesse sentido, a brinquedoteca também é essencial para as crianças e demais profissionais, pois terão a rica oportunidade de

observarem e refletirem diante das atitudes das crianças. É através do brincar que elas desenvolvem as relações sociais e outros aspectos psíquicos.

No brincar, casam-se a espontaneidade e a criatividade com a progressiva

aceitação das regras sociais e morais. Em outras palavras, é brincando

que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a

afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros.

(OLIVEIRA, 2000 P.7)

Assim, a permanência de uma brinquedoteca em espaços como escolas, hospitais,as universidades, torna-se essencial para as crianças e para quem trabalha com elas, pois também é um espaço de formação de profissionais. O espaço visa atender crianças de todas as idades, sendo construída de modo que atenda suas necessidades e que através dos brinquedos e das brincadeiras, desenvolvam suas habilidades e potencialidades, como também, a integração nas relações sociais. A ocorrência disso se dá através do envolvimento com situações imaginárias, regras, a interação com o outro.

É possível perceber que o brincar, por ser a atividade essencial da criança, torna-se fundamental para o seu desenvolvimento devido a grande riqueza que pode proporcionar para a sua construção social contribuindo para a formação do futuro cidadão crítico e Alessandra dos Santos Oliveira, Fabiola Colombani Luengo e Flávia Cristina OliveiraMurbach de Barros – revistatravessias@gmail.comautônomo, lembrando sempre que toda criança é capaz e que deve ser garantido a ela a escuta, voz e vez. Dentro dessa concepção de criança, é que acreditamos no espaço brinquedoteca, que procura além de proporcionar experiências às crianças, ter a intencionalidade como guia de trabalho dos profissionais que ali atuam. Nesse sentido, este trabalho tem o intuito de mostrar a experiência de três profissionais que acreditam nesta perspectiva, e que mesmo com as dificuldades encontradas durante o percurso de suasexperiências, não deixaram se abalarem pelas críticas.

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.

Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, “A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos”.

Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, com o propósito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. Passou a ser conhecida e propagou-se pela Europa a partir dos anos 60. No Brasil, este espaço lúdico originou-se nos anos 80, com a adoção do brincar em muitas instituições educacionais nas atividades de docência.

A história relata que a Brinquedoteca surge com várias denominações como: Toy-Library (biblioteca de brinquedo), na Inglaterra; Ludothéque, na França; Lekoteks na Suécia; no Brasil Brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo.

Segundo Puga e Silva (2008, p. 1), a Brinquedoteca contempla os seguintes objetivos educacionais:

[...] resgatar para o âmbito da escola o caráter lúdico das atividades pedagógicas; oferecer para a criança no seu espaço escolar uma variedade de brinquedos; estimular a interação entre pais e filhos por meio dos jogos; valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com