TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: Espaço De Aprendizagem

Trabalho Universitário: BRINQUEDOTECA: Espaço De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Podemos perceber que atualmente existem muitas discussões sobre a ludicidade e seus reflexos no cotidiano escolar do ponto de vista do brincar como meio de aprendizagem. Apesar de serem defendidos muitos aspectos contrários, muitos educadores reconhecem a relevância da brincadeira como sendo parte do direito de brincar defendido por diversas leis e documentos. Podemos perceber, então, um processo de redução do tempo e espaços para a brincadeira do cotidiano das crianças.

Com este artigo, procuramos pesquisar e conhecer os aspectos relevantes em uma brinquedoteca a partir do ponto de vista de uma criança através de uma entrevista e de documentos e textos relacionados ao tema. Buscamos aqui, apresentar pontos e desmistificar a brincadeira como algo a mais para a práxis, procurando analisar criticamente e adotando um ponto de vista gestor e pedagógico, para que haja uma conscientização acerca do tema.

Explanamos aqui argumentos sobre a importância de a brincadeira ser trabalhada com a criança desde a educação infantil e suas contribuições no desenvolvimento intelectual, afetivo, emocional e social da criança.

2 DESENVOLVIMENTO

Dentre as atividades desenvolvidas na escola durante a infância podemos notar o brincar como algo natural e inevitável. Dentro deste aspecto, tomar o brincar como uma ferramenta útil ao desenvolvimento da criança torna-se essencial, pois sendo ele uma ação inata, podemos transformá-la também em uma ação dirigida ou livre de acordo com nossos objetivos.

Segundo Vygotsky, o comportamento de uma criança em relação ao brinquedo, não é apenas simbólico. A criança demonstra seus desejos sobre a realidade e suas experiências vêm à tona. O brincar da criança não é apenas um passatempo.

Para que o brincar torne-se uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo ajude a desenvolver capacidades, faz-se necessária a criação de brinquedotecas em escolas.

Esta ideia já se faz presente no ambiente educacional, mas podemos perceber que o uso de atividades lúdicas é feito de maneira complementar, assumindo a forma de reforço dos conteúdos, desconsiderando a autonomia ou a cultura de cada criança.

A brincadeira é um elemento central para a integração social da criança e proporcionará melhor preparo para o enfrentamento das dificuldades da vida e da integração social constituindo-se, em razão disso, num direito central na educação da criança. Assim, as brinquedotecas devem ser ambientes que refletem a comunidade em que está inserida, e não um mero reprodutor de brincadeiras de forma aleatória.

Em entrevista com uma criança do sexo masculino, de aproximadamente 11 anos, pude observar a visão que tem sobre a brinquedoteca. A criança, quando perguntada sobre o que seria uma brinquedoteca, respondeu inocentemente que poderia ser uma “biblioteca de brinquedos”.

Ela não soube falar corretamente e, por isso, foi necessário que eu explicasse o verdadeiro significado. Após compreender, perguntei o que pensava sobre o assunto, e sua opinião de quais brinquedos ou brincadeiras poderiam ter em uma brinquedoteca. O mesmo respondeu:

Acho que tinha que ter aqui na escola, deve ser muito legal. [...] Deveria ter uma pista de skate e a gente podia brincar de pique-pega, pique-cola, esconde-esconde e ter um monte de carros e pistas da Hot wheels. Mas não ia ter espaço né? [...]

Podemos observar na fala da criança que ela reflete na fala seu próprio contexto, suas ambições e desejos de maneira particular. Apesar disso, as brincadeiras citadas são de domínio comum no seu cotidiano.

Isso mostra como a brinquedoteca, caso existisse na escola deste bairro, deveria ser montada e planejada visando o desenvolvimento de todos, adaptando-se ao contexto sóciocultural da comunidade.

Na continuação da entrevista, a criança ainda coloca falando sobre o espaço e complementando seu pensamento: “Mas mesmo assim ia ser legal porque agora a gente não pode mais brincar porque acabou a educação física lá da escola e a gente só fica na sala.”.

A falta da disciplina de Educação Física, torna o estudo cansativo e monótono, pois a criança não tem um lugar onde possa ter autonomia e desenvolver sua espontaneidade. Podemos destacar uma tendência à valorização da educação formal em relação ao uso do lúdico. A predominância de atividades ligadas à leitura e à escrita são aspectos encontrados em escolas de Educação Infantil, descartando a possibilidade do brincar.

Convém aqui um questionamento pertinente: onde a criança irá praticar a ludicidade que é tão importante para seu desenvolvimento, se não há um espaço e um tempo para brincar, para o lazer, nem em casa nem na escola?

A escola, sendo parte da sociedade, deve favorecer o direito de brincar da criança, considerando ser um direito que está sendo violado, devido à diminuição de centros seguros que favoreçam a brincadeira.

Não procuramos apontar, pois, que a criança está brincando pouco, ou deixando de brincar, mas sim que não há hoje espaços onde a brincadeira é valorizada. Assim, a criança busca novas maneira de brincar, por exemplo, com o uso constante de videogames e jogos, colocando em risco sua integridade física.

A Revista Escola esquematizou uma brinquedoteca muito interessante em animação disponibilizada no link a seguir. Ela está localizada na Universidade de São Paulo e traduz muito do cotidiano de uma metrópole.

http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?infobrinq.swf

Nela podemos perceber uma boa disposição dos brinquedos e materiais, ou seja, a estrutura física é impecável. Entretanto, não podemos esquecer que o planejamento das atividades é tão importante quanto o planejamento do espaço em si, pois as atividades devem ser planejadas de forma a estimular o aprendizado, tendo como função o desenvolvimento e não um mero passatempo.

O brinquedo, muitas vezes, é o suporte para que a brincadeira ocorra e, quando não o faz, torna-se um mero objeto, se não usado de forma lúdica. As atividades devem ser planejadas de forma interdisciplinar, mas não dispersando para um contexto diferente do apresentado na escola ou local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com