TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação física Na Educação Infantil

Artigo: A Importância Da Educação física Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  1.499 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JAMAIRA OLIVEIRA DOS SANTOS*

JEANE SUILAN DOS SANTOS LOPES*

LÍVEA MARIA RODRIGUES DE CARVALHO SILVA*

MARCIONY DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO*

MARLUCIA DO SOCORRO LADISLAU DO NASCIMENTO*

STEFANO ESSEN MATOS DE ARAÚJO*

ORIENTADORA: JANY MARIA BARBOSA PANTOJA**

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo mostrar de fato o quanto é importante trabalhar a educação física na educação infantil, pois a criança nesse período esta em fase de desenvolvimento e construção de conhecimento. Vem mostrar que um bom educador ao ministrar uma boa aula de educação física para alunos de educação infantil estará ajudando a criança a não só trabalhar com regras, mas a se relacionar com os outros.

Trabalhar a educação física de forma correta é hoje um assunto bastante discutido, ainda mais quando é voltado para o ensino infantil onde muitos profissionais ainda usam a educação física como uma hora de lazer ou recreação sem finalidade nenhuma deixando seus alunos fazerem o que quiserem.

Para fazer a diferença e tornar os alunos mais criativos, independentes, responsáveis, críticos e conscientes os conteúdos a serem ministrado pelo profissional de educação física precisam ter uma complexidade crescente a cada serie acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) o trabalho de educação física no ensino infantil da oportunidade aos alunos de desenvolver habilidades corporais, autoconfiança e todas as capacidades intelectuais, afetivas e sócias.

Para que se pudesse alcançar o objetivo proposto o seguinte estudo foi desenvolvido na sala de aula com bases bibliográficas através de livros e pesquisas da internet.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL

Os índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atraz da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.

Os negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar.

"Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.

Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.

As políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.

Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.

Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.

Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.

A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.

Os passos da profissão:

1946 - Fundada a Federação Brasileira de Professores de Educação Física.

1950 a 1979 - Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.

1984 - Apresentado 1º projeto de lei visando a regulamentação da profissão.

1998 - Finalmente a 1º de setembro assinada a lei 9696 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de base e segmentos interessados.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O objetivo da educação física na educação física, é fazer com que os alunos e todos de modo geral entendam a grande importância da prática de atividades física, e dos muitos benefícios que terão, como: a melhora da saúde, o bem estar, o autoestima e entre outros. Só que a maior parte da população só pensa em fazer qualquer tipo de atividade quando esta acima do peso ou quando sua saúde esta em jogo. E é por esse motivo que resolvemos falar da importância da atividade física na escola do quanto é essencial ser trabalhado já na infância fazendo uma junção da educação física com a educação moral e intelectual, para forma um cidadão completo, para que haja socialização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com