TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Nas Series Iniciais

Por:   •  7/8/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 8

A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Joana de Almeida Soares Leite

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o incentivo da leitura na educação infantil. O paper foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica com intuito de buscar subsídios teóricos ao professor e a família, para que ele possa contribuir com o processo de incentivo a leitura prazerosa. Cabe também ao professor o papel de estimular a criança a apreciar uma boa leitura. Este deverá intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem que seja significativa para criança. Desta forma, este paper faz um resgate ao estimulo da leitura e da escrita nas séries iniciais, para conhecer o universo infantil, assim como, as várias concepções de infância ao longo do processo histórico, reconhecendo a criança enquanto sujeito histórico e cidadão. No decorrer desse trabalho buscamos passar o processo de letramento a qual a criança se encontra para melhor trabalhar o conceito de leitura e escrita com esta. Nessa contextualização, podem-se oportunizar melhores recursos e formas para incentivar o aluno ao prazer de ler, utilizando a literatura infantil com um importante recurso que irá contribuir para esse processo.

PALAVRAS CHAVES: Leitura.Literatura.Educação infantil.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, que buscou compreender o papel da leitura nas series iniciais , sendo-a considerada cada vez mais importante em nossos dias, pois é uma das melhores formas de se absorver e organizar conhecimento. É através da leitura que os discentes expressam seus conhecimentos e descobrem novos sentidos para o mundo que os cerca,por isto enfatizamos que, com o desenvolvimento do hábito de ler, consequentemente a escrita, também será desenvolvida.

Refletindo intelectualmente vemos que o tema, “A leitura nas séries iniciais”, tem como objetivo mostrar aos pais e educadores que o incentivo à leitura é fator predominante na vida escolar do estudante. Temos também como foco evidenciar a importância da contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais. Tomando como base à compreensão e a construção na vida escolar do conhecimento infantil.

É nas séries iniciais, que a criança através da leitura de obras literárias ela encontra um significado para vida, nesta fase é importante que a vida seja significativa para ela e momentos com a leitura, proporcionados a ela, tanto pela escola como pela família é essencial para isto acontecer.

1-A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Existe hoje no meio educacional uma grande preocupação, relacionada ao hábito da leitura nas series iniciais. Infelizmente o que acontece é que muitos educadores estão somente preocupados em alfabetizar e enviar os alunos para uma vida adulta, esquecendo de estimular desde o início da vida escolar o hábito da leitura.

Com essa despreocupação em familiarizar os alunos desde pequenos com os livros, certamente, deixarão despreparados para a vida posterior os estudantes, que encontrarão dificuldades na vida escolar. Na visão de Fronckowiak (2010, p.5), essas dificuldades podem ser comparadas como um iceberg, ao explicar que:

A geleira expõe seu volume alguns anos depois, quando encontramos alunos que não lêem, indivíduos que não escrevem pessoas que extraíram poucos benefícios de seus encontros com a língua portuguesa nos anos de escolarização, embora os tenham tido exaustivamente. [...]

Sabemos que estudar não é um ato fácil, assim como o ato de ler não o é, pois ao lermos um texto ou um livro, precisamos nos dispor de tempo e treino diários como afirma Franckowiak (2010) que o ato de escrever assim como a leitura, é um exercício de coragem que exige tempo, treino e uma compreensão sensorial da linguagem, exercida e pressentida na intencionalidade dos textos.

O exercício da leitura beneficia também o ato de escrever, porque é através dela que vamos adquirindo habilidades, para isto, necessitamos de disposição e tempo para conseguirmos gostar de ler e escrever.

Sendo assim, cabe a escola o dever de explicitar na alfabetização as práticas sociais de leitura e de escrita. Por isso, atividades estimuladoras precisam ser adotadas dentro das escolas. As várias atividades propostas podem ajudar no contexto educacional, se bem utilizadas a partir de um conto: o pintar, o desenhar no contexto da história, discutir sobre as partes da história que as crianças mais gostaram trocar experiências a partir da história contada, adivinhar o que vai acontecer e/ou imaginar finais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com