TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Nas Series Iniciais

Monografias: A Leitura Nas Series Iniciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 8

A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Joana de Almeida Soares Leite

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o incentivo da leitura na educação infantil. O paper foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica com intuito de buscar subsídios teóricos ao professor e a família, para que ele possa contribuir com o processo de incentivo a leitura prazerosa. Cabe também ao professor o papel de estimular a criança a apreciar uma boa leitura. Este deverá intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem que seja significativa para criança. Desta forma, este paper faz um resgate ao estimulo da leitura e da escrita nas séries iniciais, para conhecer o universo infantil, assim como, as várias concepções de infância ao longo do processo histórico, reconhecendo a criança enquanto sujeito histórico e cidadão. No decorrer desse trabalho buscamos passar o processo de letramento a qual a criança se encontra para melhor trabalhar o conceito de leitura e escrita com esta. Nessa contextualização, podem-se oportunizar melhores recursos e formas para incentivar o aluno ao prazer de ler, utilizando a literatura infantil com um importante recurso que irá contribuir para esse processo.

PALAVRAS CHAVES: Leitura.Literatura.Educação infantil.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, que buscou compreender o papel da leitura nas series iniciais , sendo-a considerada cada vez mais importante em nossos dias, pois é uma das melhores formas de se absorver e organizar conhecimento. É através da leitura que os discentes expressam seus conhecimentos e descobrem novos sentidos para o mundo que os cerca,por isto enfatizamos que, com o desenvolvimento do hábito de ler, consequentemente a escrita, também será desenvolvida.

Refletindo intelectualmente vemos que o tema, “A leitura nas séries iniciais”, tem como objetivo mostrar aos pais e educadores que o incentivo à leitura é fator predominante na vida escolar do estudante. Temos também como foco evidenciar a importância da contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais. Tomando como base à compreensão e a construção na vida escolar do conhecimento infantil.

É nas séries iniciais, que a criança através da leitura de obras literárias ela encontra um significado para vida, nesta fase é importante que a vida seja significativa para ela e momentos com a leitura, proporcionados a ela, tanto pela escola como pela família é essencial para isto acontecer.

1-A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Existe hoje no meio educacional uma grande preocupação, relacionada ao hábito da leitura nas series iniciais. Infelizmente o que acontece é que muitos educadores estão somente preocupados em alfabetizar e enviar os alunos para uma vida adulta, esquecendo de estimular desde o início da vida escolar o hábito da leitura.

Com essa despreocupação em familiarizar os alunos desde pequenos com os livros, certamente, deixarão despreparados para a vida posterior os estudantes, que encontrarão dificuldades na vida escolar. Na visão de Fronckowiak (2010, p.5), essas dificuldades podem ser comparadas como um iceberg, ao explicar que:

A geleira expõe seu volume alguns anos depois, quando encontramos alunos que não lêem, indivíduos que não escrevem pessoas que extraíram poucos benefícios de seus encontros com a língua portuguesa nos anos de escolarização, embora os tenham tido exaustivamente. [...]

Sabemos que estudar não é um ato fácil, assim como o ato de ler não o é, pois ao lermos um texto ou um livro, precisamos nos dispor de tempo e treino diários como afirma Franckowiak (2010) que o ato de escrever assim como a leitura, é um exercício de coragem que exige tempo, treino e uma compreensão sensorial da linguagem, exercida e pressentida na intencionalidade dos textos.

O exercício da leitura beneficia também o ato de escrever, porque é através dela que vamos adquirindo habilidades, para isto, necessitamos de disposição e tempo para conseguirmos gostar de ler e escrever.

Sendo assim, cabe a escola o dever de explicitar na alfabetização as práticas sociais de leitura e de escrita. Por isso, atividades estimuladoras precisam ser adotadas dentro das escolas. As várias atividades propostas podem ajudar no contexto educacional, se bem utilizadas a partir de um conto: o pintar, o desenhar no contexto da história, discutir sobre as partes da história que as crianças mais gostaram trocar experiências a partir da história contada, adivinhar o que vai acontecer e/ou imaginar finais e situações diferentes, colar, usar massa de modelar, usar bexiga, barbante, construir objetos com sucata, elaborar textos, encenar uma peça teatral, utilizar papéis diversos, confeccionar novos materiais, trabalhar em grupo etc., podem contribuir para a formação de um ser criativo, crítico, imaginativo, companheiro e provavelmente um leitor.

Nesse contexto, o professor deve proporcionar várias atividades inovadoras, procurando conhecer os gostos de seus alunos e a partir daí escolher um trabalho ou uma história que vá ao encontro das necessidades da criança, adaptando o seu vocabulário, despertando esse educando para o gosto, deixando-o se expressar.

A leitura tem se revelado fator predominante na vida de quem se dedica aos estudos, este processo se começado desde as series iniciais da educação básica, certamente, contribuirá para um bom desempenho acadêmico dos estudantes.

Quando se fala em criança, pode-se perceber que a literatura é indispensável na escola como meio necessário para que a mesma compreenda o que acontece ao seu redor e para que seja capaz de interpretar diversas situações e escolher os caminhos com os quais se identifica.

Na prática da vida real, há necessidade das crianças serem estimuladas pelos pais e pelos adultos que estão a sua volta, ou seja, o incentivo a leitura é importante desde que a criança entre em contato com o mundo familiar, pois segundo a autora Fronckowiak (2010, p.6) “um bebê não se interessa pelo significado literal dos versos enquanto a mãe, a babá ou a professora toca seus olhos, nariz e boca recitando o brinco janela, janelinha/ porta e campainha/ blim, bom.”

Desta forma, acreditamos que a infância é o melhor momento para iniciar o processo de estímulo a leitura, motivando as crianças desde cedo a criar hábitos de ler por prazer, utilizando como caminho as histórias infantis e principalmente os textos literários devido a sua riqueza de detalhes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com