TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Reflexão ética Hoje

Ensaios: A Importância Da Reflexão ética Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Para iniciar a discussão sobre a importância da reflexão deste tema nos dias de hoje é necessário começar com a distinção entre ética e moral.

A moral é uma palavra originada no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Trata-se de conjunto de normas que regulamentam as relações sociais estabelecidas entre os homens. A moral incorpora as regras que devem ser seguidas para se viver em sociedade. Quem as segue é um sujeito moral. Quem as desobedece torna-se um sujeito imoral.

Já a ética é uma palavra que vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. “É a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode, inclusive, contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas”(BERNARDO, 2014).

Existem diversos exemplos em que a ética contesta a moral. Gostaria de citar um exemplo, com um tema polêmico, que trata sobre a questão do aborto. Algumas religiões são contra o aborto, mesmo a criança sendo concebida através de abuso sexual. É uma situação imoral para os seguidores destas crenças. Mas, o aborto, no caso de concepção através de abuso sexual, é uma decisão eticamente correta por estar contemplada na legislação brasileira. Outro exemplo contraditório é que para algumas sociedades é permitido caçar animais selvagens. Portanto, uma conduta ética. Contudo, para muitos é uma atitude imoral por atentar contra a liberdade e à vida dos animais.

Justificativa

A sociedade atual vive a redescoberta da ética. No Brasil não é diferente. O tema ética voltou a tona, através dos mass media, após as descobertas de escândalos de corrupção na década de noventa. A partir daí, os cidadãos passaram a exigir mais valores morais em todas as instâncias da sociedade. Essa situação não ocorreu por acaso. A nossa sociedade passa por uma enorme crise de valores. Os indivíduos tem dificuldade de internalizar normas morais, respeito às leis e regras sociais.

Por isso, a reflexão sobre a ética nos dias de hoje se torna tão importante. A ética influencia diretamente nas regras de conduta de uma sociedade, através dos questionamentos das práticas e costumes impostos. Reflete sobre a necessidade de seguir ou não as regras morais e as suas respectivas consequências.

Desenvolvimento

História da Ética

Desde a antiguidade, a ética percorreu um longo caminho, distinguindo-se da moral e se segmentando, adquirindo contemporaneamente um sentido amplo e outro mais estreito.

A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico e religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade. A rigor, os gregos foram os primeiros a racionalizar as relações entre as pessoas, repensando posturas e sistematizando ações. Momento em que surgiram discussões que até hoje fomentam reflexões éticas. (Ramos , 2013)

Sócrates foi o grande iniciador da ética na Grécia antiga. Ele concebeu a virtude como fundamento, numa tentativa de formulação da racionalidade da conduta. Para ele, não se interessava apenas em cumprir a lei, mas sim, saber qual o sentido dela. Para o filósofo Aristóteles a ética, na prática, somos o que fazemos, visando uma finalidade boa ou virtuosa.

Definição de ética

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. Esta é uma definição que parece um pouco vaga, pois se sabe que as sociedades não são sempre as mesmas, mudam-se com o tempo os seus padrões morais.

Ética nos dias de hoje

Percebe-se que a ética é um tema que esteve presente em toda a história da humanidade. Faz-se ainda mais presente e importante nos dias de hoje, devido às reflexões complexas que trazem o século XXI.

Especificamente no Brasil, o ano de 2013 apresentou questões éticas complexas:

1. A prisão dos mensaleiros : O partido governista sempre tachou a denúncia como farsa, piada de salão e golpe da elite contra o primeiro governo popular do país. Ao prender os mensaleiros, o Supremo desfez essa cortina de fumaça e deixou claro que, por mais poderosos que sejam, eles não estão acima das leis e das instituições republicanas

2. Manifestações gigantescas e black blocks : O aumento das tarifas de ônibus no mês de junho gerou revolta para um segmento da sociedade e esse sentimento ecoou transformando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com