TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Brincar

Dissertações: A Importância Do Brincar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, sob a visão psicopedagógica. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.

A educação infantil, e a primeira etapa para a educação básica têm como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e a comunidade. A educação infantil será oferecida em creches as entidades, em razão as particularidades dessa etapa de desenvolvimento, três princípios básicos estruturam o em torno da educação infantil, que são ao mesmo tempo complementações e indissociáveis. São eles: o cuidar o educador e o brincar.

Na formação de sua identidade, a criança vai se reconhecendo como pessoa, individuo diferente do restante do grupo e a visão que ela tem de si mesma é constituída em um processo continuo, repleto de avanços e retrocessos. Nesse processo, a visão que os outros formam a respeito da criança também exerce uma influencia sobre a maneira como ela vai perceber-se.

A seleção e organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante No planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas da criança para ampliá-los. O mundo se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual as crianças se mostrem curiosas e investigativas. A observação e a exploração são seus principais recursos de aprendizagem, o professor deve considerar os conhecimentos que as crianças possuam a respeito de determinados temas, ou seja, seus conhecimentos prévios. É adequado também que eles promovam situações que proporcionem a descoberta, pois assim, a aprendizagem se torna significativa e poderosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com