TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDAR E BRINCAR

Pesquisas Acadêmicas: CIDAR E BRINCAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CUIDAR E EDUCAR 5

3. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 6

4. A RODA DE CONVERSA 6

5. A IMPORTANCIA DO LUDICO 7

CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado temas que induzem o desenvolvimento de uma identidade pedagógica mais expansiva, pois leva o mesmo a compreender a organização do espaço educativo presente na educação infantil, com a construção de conhecimentos necessários para a atuação do professor, fundamentando a pratica docente com a utilização da teoria, levando a mesma para o dia a dia numa percepção das necessidades dos alunos da educação infantil.

2. CUIDAR E EDUCAR

Cuidar e educar é repassar a ação pedagógica de consciência, constituindo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em compreensões que respeitem a diferença, o momento e a realidade, característicos à infância. Cuidar e educar sugere reconhecer que o desenvolvimento, a construção do conhecimento. Cuidar e educar significa entender que o espaço e o tempo em que a criança vive exigem seu empenho particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que instiguem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Pois, não podemos deixar de falar da ação unida dos educadores e demais membros da equipe da instituição, pois é essencial para afiançar que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude é contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades em si, portanto a partir do momento em que se esta trocando ou alimentando uma criança, ao mesmo tempo se está educando e estimulando a mesma.

Na educação infantil o cuidar é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. O cuidador precisa ponderar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a cursam, indiscriminadamente, da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação (BRASIL, 1998, p. 23).

Educar significa, assim, propiciar circunstâncias de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma associada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude basilar de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

3. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Alguns aspectos são considerados básicos para o planejamento como conhecer o aluno, o conteúdo a ser ensinado, o procedimento a ser desenvolvido, conhecer o processo de avaliação, ter consciência de que a interação professor-aluno é um elemento importante na aquisição do aprendizado e que a dimensão social do trabalho em aula é muito amplo, mesmo essa sendo de educação infantil, ou melhor, fundamentalmente.

Muitos são os fatores que podem motivar ou desmotivar um aluno em seu processo de ensino e de aprendizagem, entre eles encontramos o ambiente escolar. Para ser oferecido um processo educativo de qualidade e que realmente vise o pleno desenvolvimento do educando, é necessário lhe dar um ambiente educativo rico e bem organizado. E se tratando de crianças de educação infantil, apenas o espaço de sala de aula não é o suficiente, eles necessitam do espaço de toda a escola e algumas vezes, até mesmo fora dela. Os ambientes da escola que possui educação infantil, devem ser seguros, propiciando o deslocamento autônomo das crianças. Já a sala de aula deve estar organizada de maneira que, as crianças tenham acesso aos materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos, os quais a professora pode ir substituindo gradativamente por outros, lembrando sempre, que a educadora deve interagir com a criança, questioná-la sobre o que ela está construindo e ainda direcioná-la aos outros materiais, caso perceba que a mesma fica fixa com um mesmo material sempre.

4. A RODA DE CONVERSA

A prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Em algumas situações se faz necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo de uma atividade. Este momento também é importante para garantir o entendimento final.

É importante permitir a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. Neste momento a participação das crianças falando é maior e professor tem importante papel de ouvinte atento e de mediador para que todos possam falar. A conversa fica mais solta é muito comum as crianças falarem sobre assuntos diversos.

O momento da conversa que se destina a busca, pesquisa, indagação com a finalidade de saber algo ou de saber melhor algo, não é comum no cotidiano escolar.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com