TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ensino A Distância: Vantagens E Desafios

Trabalho Universitário: A Importância Do Ensino A Distância: Vantagens E Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

AD1 – 2º SEMESTRE DE 2014

Nome: Celi Maria do Nascimento

Matrícula: 14213150232

Curso: Tecnologia em Segurança Pública e Social

Polo: Angra dos Reis

“A Importância do Ensino a Distância: Vantagens e Desafios”

O

ensino a distância (EAD) é uma tendência cada vez maior no Brasil e no mundo. É indicado para pessoas que precisam melhorar o currículo complementar uma faculdade ou até mesmo fazer uma graduação, pós-graduação ou tecnólogo. Ele surgiu, em decorrência da necessidade social, de proporcionar educação a uma parcela da população, devidamente servidos pelo método tradicional de ensino ambiente.

O ambiente virtual de aprendizagem é o local onde serão disponibilizadas ferramentas que permitirão acesso a um curso ou disciplina online , além de possibilitar a comunicação entre os alunos, professores e coordenadores que se encontram comprometidos no processo ensino-aprendizagem.

http://hiperativo.com/ http://estudiacurso.com/

Vantagens do curso a Distância

As universidades federais e estaduais, já proporcionam aos estudantes esta modalidade de ensino gratuitamente e as particulares, chegam a ter uma mensalidade 50%(cinquenta por cento) menor quando comparada aos preços da mensalidade do curso presencial.

Este modelo de ensino, facilita a vida do estudante que não tem tempo, dinheiro, ou mesmo aquele que reside geograficamente, distante de uma universidade.

No curso a distância a flexibilidade de horários, permite ao aluno, escolher o melhor horário para assistir suas aulas e este pode conciliar seus estudos com o trabalho.

Existe também, a possibilidade de se estudar em qualquer lugar que tenha um computador conectado com a internet, não sendo necessário o deslocamento até uma sala de aula para o aprendizado, evitando gastos com transporte, moradia, alimentação e horas perdidas no trânsito, o que otimiza o tempo apenas com os estudos. Os alunos são auxiliados por tutores que ficam disponíveis no ambiente virtual e também em encontros presenciais. O atendimento é muito eficiente e contribui para que as dúvidas sejam sanadas e o conteúdo assimilado.

Desafios do Curso a Distância

Esse modelo, por utilizar na maior parte do curso o computador e a internet, traz alguns desafios pois, requer do aluno muita dedicação, disciplina e responsabilidade, uma vez que o mesmo estudará sozinho, sem o acompanhamento direto de um professor em sala de aula, havendo assim, a necessidade do controle do tempo das aulas, além de ser importante, fazer uma escala para não se perder e acumular tarefas, trabalhos e o estudo para as provas. É interessante seguir um roteiro de estudos, utilizando-se do cronograma oferecido pela instituição de ensino.

Finalmente, por ser um método pedagógico inovador, o ensino a distância representa um grande avanço na democratização e universalização da educação e alunos que concluíram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com