TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA NO ENSINO SUPERIOR - PRATICAS E DESAFIOS

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

DELSON VILAGELIM DE DEUS

ELISÂNGELA GOMES GAISSLER EVANGELISTA

LUIZ EDVAL RIBEIRO DA SILVA

SEBASTIÃO DOS SANTOS BATISTA

FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: SABERES E COMPETÊNCIAS

Manaus

2018


DELSON VILAGELIM DE DEUS

ELISÂNGELA GOMES GAISSLER EVANGELISTA

LUIZ EDVAL RIBEIRO DA SILVA

SEBASTIÃO DOS SANTOS BATISTA

[pic 1]

FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: SABERES E COMPETÊNCIAS

Trabalho de Metodologia de Pesquisa Científica II, apresentado a Prof.ª Msc Raimunda Monteiro Sabóia para obtenção de nota no componente curricular Pós Graduação  em Docência Universitária.

Manaus

2018


FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: SABERES E COMPETÊNCIAS

Delson Vilagelim de Deus[1]

Elisângela Gomes Gaissler Evangelista[2]

Luiz Edval Ribeiro da Silva[3]

Sebastião dos Santos Batista[4]

Orientadora: Prof.ª MSc. Raimunda Monteiro Sabóia[5]

RESUMO

Palavras chaves: Aprendizagem; Docente; Discente; Ensino; Formação.

ABSTRACT

Keywords: Learning; Teacher; Student; Teaching; Formation.

  

1 INTRODUÇÃO


2 A FORMAÇÃO DO DOCENTE

Numa sociedade em constante transformação e evolução tratar sobre a formação de professores, nesse caso, dos atuantes no ensino superior é de fundamental importância, considerando que estes são os mestres condutores dos diversos profissionais que atuarão no mercado de trabalho.

Ao tratarmos da formação de professores uma das críticas mais comuns segundo Ferreira (2015) dirigidas aos professores universitários se diz a respeito da didática, ou melhor, à falta dela.

Para Soares e Cunha (2010, p.28):

A aprendizagem de adultos pressupõe ainda que suas variadas experiências sejam contempladas; que os conteúdos, objetos do ensino, tenham sentido para o aprendiz, que seja explicitado o seu papel social; que o ensino seja baseado na busca de solução de situações-problemas e na aplicabilidade dos conteúdos.

Em síntese, a sua motivação para aprender é, principalmente, decorrente de fatores internos, ou seja, da sua compreensão acerca do sentido do quê e do como é ensinado.

Nessa perspectiva se pressupõe que toda ação educativa proporciona a transformação de comportamentos que atendam as expectativas dos estudantes e que de modo geral colocam novos desafios para o docente universitário.

Os desafios são devem ser restritos na temática de didática usada. Há uma corrente que afirma a necessidade de rompimento com o método tradicional de ensinar, mas deve ser considerado que a estamos numa sociedade em constantes mutações, diversidades de ideologias, entre outras tantas variáveis serem consideradas.

De acordo com o Art. 13, incisos III e IV da LDB aos docentes incumbir-se-ão de: zelar pela aprendizagem dos alunos e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

E referente à formação de professores Barros e Jorosky (2015) apud Libâneo (2011) defendem que a sala de aula implica uma aproximação entre a teoria e a prática, ou seja, os conteúdos ensinados em sala de aula tornam-se mais significativos quando os alunos compreendem o que está sendo ensinado, através das práticas que os colocam em contato com a realidade, em outras palavras usar a realidade do aluno como ferramenta da aprendizagem deste.

Ainda segundo Barros e Jorosky (2015, p. 3473) apud Perez Gómez (2000):

toda aprendizagem relevante é um processo de diálogo com a realidade individual e social, supondo participação, interação, debate, trocas de significados e representações, envolvendo professores e alunos entre si”.

Sendo assim, a sala de aula passa a ser um local de construção de conhecimento, proporcionando ao aluno a formação de um pensamento teórico-relacionado às suas habilidades e capacidades do cotidiano.

Dessa forma, para Giordani, Holzschuh et al (p. 2 ): “A qualificação dos professores é primordial para o exercício da docência, pois, se espera deles um envolvimento mais abrangente que o de sala de aula.”

O legislador preocupado com a qualificação do professor do ensino superior e, de mesmo modo, com a qualidade da formação, admite no Artigo 43, inciso II e V, da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, o que se segue:

Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

Sugerindo que os docentes na educação superior, tanto nas instituições privadas quanto nas instituições públicas estão buscando maior qualificação, o gráfico a seguir, elaborado pelo INEP/MEC, apresenta uma curva crescente do quantitativo de doutores e mestres, em detrimento da curva decrescente dos profissionais especialistas, atuando em ambas as instituições.

Participação percentual de docentes na educação superior, por categoria administrativa, segundo o grau de formação - Brasil – 2006-2016

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (666.5 Kb)   docx (626.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com