TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Professor De Física Na Atualidade

Exames: A Importância Do Professor De Física Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  359 Visualizações

Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio

A importância do professor de Física na atualidade

Começo esse texto destacando um assunto muito discutido, por educadores, na atualidade: o ensino da Física nas séries iniciais, tendo como objetivo vincular aos conhecimentos dessa disciplina questões relacionadas à vida cotidiana dos estudantes. Reconhecendo, então, que a Física está presente no dia-a-dia de qualquer estudante, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio, considero seu ensino válido em ambos os ‘módulos’. Para isto, é necessário um grande empenho do professor para que o aluno possa perceber que os fenômenos físicos não estão presentes apenas dentro de sala, mas sim, em seu cotidiano.

Com o passar do tempo, a relação entre professor e aluno veio evoluindo, fazendo com que o primeiro deixasse de ser apenas transmissor de conhecimento para o segundo e tornasse colaborador para o processo de autonomia. Para fazer com que alunos sejam críticos, autônomos e capazes de relacionar conhecimentos disciplinares com questões cotidianas o professor deve desempenhar o papel de construtor do conhecimento junto ao aluno, de modo que este se sinta dentro do processo e compreenda a essência do que está aprendendo, dando sentindo a aprendizagem e facilitando a relação entre a teoria e a prática.

Assim, concluo que o papel do professor é de suma importância na disciplina de Física, assim como é em todas as outras. É a partir dele que o aluno se torna interessado nas novas teorias aprendidas em sala, e então, consegue associá-las ao seu dia-a-dia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com