TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Projeto Politico Pedagógico Para A Organização

Artigos Científicos: A Importância Do Projeto Politico Pedagógico Para A Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇAO ................................................................................................. 4

2 – DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 5

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 6

REFERÊNCIAS ................................................................................................ 7

INTRUDUÇAO

O presente trabalho analisa a importância da construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico em relação à Escola. Tal Projeto é fundamental no planejamento das instituições por auxiliar a alcançar as metas e objetivos almejados. Ele possibilita a organização do trabalho de uma instituição como um todo: a incumbência de organizar e harmonizar o trabalho da instituição, no sentido de que cada setor ou departamento cumpra suas obrigações e alcance suas metas e objetivos. Inclui-se dentre suas competências cada divisão administrativa, pedagógica, financeira e de serviços da instituição de ensino, abrangidos os educadores, alunos e também, pais e demais membros da sociedade. Tais entes possuem responsabilidades e essas, veremos, verificam-se de forma igualitária.

Em razão disso, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio-político.

No dizer de Nogaro, a ausência de um P.P.P. impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para aonde? Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política-pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.

Se formos fazer uma retrospecção do nosso passado, poderemos perfeitamente nos dar por conta que os Gregos foram os que primeiro trataram e refletiram acerca do mecanismo educacional, e há evidências de que eles tenham sido os primeiros a relacionarem o político com o pedagógico. A política para eles é possuidora de uma conotação distinta da política atual, pois ela visa a boa formação e a felicidade de todo e qualquer cidadão.

DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico constitui um conjunto de propostas de ações concretas a serem realizadas em um determinado período em estabelecimentos de ensino. Compreendidos neste rol de estabelecimentos a escola, faculdade, universidade, como sendo o espaço que forma cidadãos, inserindo neles a consciência, responsabilidade e opinião crítica, de modo a guiar seus atos perante a sociedade. O Projeto Político Pedagógico é tema constantemente estudado por professores, pesquisadores e instituições de diversos níveis que encontrem-se buscando a efetivação da melhora no ensino e de sua qualidade. Ele organiza as atividades educativas do processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades consistem na organização dos procedimentos pedagógicos e comunitários fundamentais. Por educação eu entendo que são todas as manifestações humanas que buscam a apropriação das variadas cultura produzida pelo homem. A escola em todas as etapas, desde a educação infantil até o ensino superior é o espaço privilegiado de produção e socialização deste saber e se encontra organizada por meio de ações educativas que visam à formação de sujeitos: éticos, participativos, críticos e criativos. Ou seja, a organização escolar cumpre o papel de garantir aos indivíduos o acesso ao saber historicamente acumulado.

No Brasil, várias leis foram aprovadas visando garantir diretrizes e bases para a educação nacional. Essas leis interferem na lógica organizativa da escola e nos papéis dos diversos segmentos sociais que constroem o cotidiano escolar. Vou aqui direto aos anos 90, onde as mudanças legais ocorreram no âmbito legislativo, destacando-se a aprovação das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da Lei n. 9.394/96. A LDB alterou o panorama da educação básica, que passou a compreender a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. Além dessa mudança, a LDB redirecionou as formas de organização e gestão, os padrões de financiamento, a estrutura curricular, requerendo, entre outros, a implementação de processos de participação e gestão democrática nas unidades escolares públicas.

O projeto político pedagógico demonstra o que a escola idealiza, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como as funções administrativas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com