TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do SUS Para A Redução Das Desigualdades Sociais E Ampliação Da Cidadania Dos Brasileiros.

Artigo: A Importância Do SUS Para A Redução Das Desigualdades Sociais E Ampliação Da Cidadania Dos Brasileiros.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  3.886 Visualizações

Página 1 de 2

Presente na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado com a finalidade de dar assistência à população baseada no modelo da promoção, proteção e recuperação da saúde. O Sistema é formado por um conjunto de unidades, serviços e ações das esferas de governo federal, estadual e municipal, que interagem para o fim comum, sendo construído pelos princípios básicos de que todas as pessoas têm direito à saúde (universalidade), que todo o cidadão é igual perante o sistema (equidade) e de que o ser humano deve ser tratado como um todo, considerando desde a prevenção até a cura (integralidade).

Apesar de ser considerado um dos modelos de atendimento à saúde mais democráticos do mundo, o SUS enfrenta diversos problemas desde a sua criação. Uma das grandes discussões hoje sobre o sistema é como oferecer um serviço de saúde adequado para todos, considerando os recursos financeiros e os procedimentos a serem adotados para isso.

Por isso a importância do SUS para a redução das desigualdades sociais e amplitude da cidadania dos brasileiros é de uma dimensão enorme, já que esse sistema é uma ótima forma de demonstração de igualdade onde todo cidadão tem o mesmo direito. O direito a saúde, afirmado na declaração universal dos direitos humanos de 1948, esta explicito na constituição federal de 1988, que define a saúde como direito de todos e dever do estado, indicando os princípios e diretrizes legais do sistema único de saúde.

Apesar de ser considerado um dos modelos de atendimento a saúde mais democráticos do mundo, o SUS enfrenta diversas dificuldades e a grande questão seria como oferecer um serviço de saúde adequado a todos, tendo em vista que a “saúde” em nosso pais não alcança toda a população onde uma parte de seu povo busca assistência no setor de saúde suplementar (particular) e uma parte não a encontra em nenhum lugar.

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido para a consolidação desse direito, isso se deve pela falta de qualidade e a integralidade dos serviços visto que serviços de baixa qualidade e enormes dificuldades em seu acesso são problemas que impedem que o SUS seja um sistema de atenção eficiente no cumprimento da integralidade e universalidade.

A desigualdade social que se manifesta pela crescente concentração de renda, acarretando pobreza e exclusão social, constitui um desafio para garantir os direitos de saúde da população. Este quadro exige um esforço ampliado de todos os setores da sociedade em busca de uma atenção à saúde que, além de oferecer uma maior cobertura, um dos reconhecidos avanços do SUS, assegure um tratamento com qualidade, humanizado, integral e contínuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com