TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Transporte Na Logistica

Casos: A Importância Do Transporte Na Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

Transporte na logística

O transporte desempenha umas das fundamentais funções na logística, pois além de demandar uma grande parcela de recursos, exerce também um papel fundamental enquanto serviço ao cliente, disponibilizando produtos dentro dos prazos adequados as necessidades do comprador. Algumas atribuições do transporte na logística estão ligadas as dimensões de tempo e utilidade da localidade, mesmo com o avanço nas tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real.

O transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, com isso, o transporte passa a ter uma função fundamental em várias estratégias na área logística, tornando necessária à geração de soluções que possibilitem flexibilidade e velocidade no retorno ao cliente, ao menor custo possível, gerando assim maior competitividade para a empresa, os transportes além de representar a maior parcela dos seus custos na maior parte das empresas, tem papel principal no desempenho de diversas dimensões do atendimento ao cliente.

A escolha de um veículo adequado é fundamental no binômio custo x nível de serviço.

A operação de distribuição urbana segundo Neves, Marco (2013), “Distribuição Urbana: Oportunidades e Desafios “, setembro e outubro, pp .09. é caracterizada pela utilização de veiculo de médio e pequeno porte, com capacitação liquida de carga variando de 900 kg a 6 mil kg. São conhecidos no mercado como veículo comerciais leves, semileves e leves.

As montadoras de veículos, identificaram a necessidade de adaptação as novas exigências do mercado, passaram a desenvolver diversas soluções de transporte de cargas para a distribuição urbana.

Rotas

A rota é uma das características do modelo de distribuição urbana muito utilizada. Elas são normalmente rotas de curta extensão podendo assim, a produtividade de entrega ser mais rápida e eficaz.

Para isso o veículo primeiro precisa se deslocar do terminal de origem ate a zona, depois dentro da zona, e por fim, da zona ao terminal de origem para a prestação de contas.

Calculo: Distância Total = 2 x Do + Dz

Onde: Do é a distancia do terminal de origem a zona de entregas

Dz corresponde a distância percorrida dentro de cada zona de entrega

Dentro da zona de entrega, a distância (Dz) aproximada percorrida é obtido pela formula.

DZ= K x a x raiz quadrada de Axq

Onde: K é o coeficiente de ajuste

a é o coeficiente de correção da distância

A é a área da zona em km²

q é o numero de pontos visitados na zona

A distância percorrida em uma rota de distribuição urbana esta sujeita a fatores que podem demorar ainda mais o processo de entrega tais como: Tempo (clima), condições de rodovias, veículos e restrições da jornada de trabalho dos motoristas e demais ajudantes. Embora muitas empresas adotam o sistema de agendamento de horários para descarga isso é raramente cumprido. Para diminuir este efeito as empresas adotam a cobrança de TDE que é a taxa de dificuldade de entrega, que pode chegar a 100% do valor do frete. É um meio de acobertar os danos que a empresa sofre devido a essa dificuldade de entrega.

Para Urdan (2011, p.133), atingir uma operação integrada e efetiva no canal de distribuição é algo complexo, demorado e caro, o que passa pelo desenvolvimento da confiança e cooperação dos membros. As decisões de canal exigem uma visão de longo prazo, levando em conta os diferentes interesses das partes envolvidas. Por tudo isto, o produtor não pode fazer mudança frequentes e pronunciadas nos arranjos do canal. Mas pode monitorar regularmente a estrutura, incorporando modificações viáveis e justificativas.

O que acontece neste caso é que devemos estar atentos a essa operação, pois toda tomada de decisão deve ser repensada para não gerar prejuízos e perca de tempo na hora de transportar os produtos ao consumidor final, sempre lembrando que todas as partes envolvidas devem sempre estar em comunicação e ciente das mudanças que ocorrem, evitando desconforto entre ambas ou ate mesmo algum tipo de não conformidade.

Segundo Bowersox (1996) o transporte é um dos mais visíveis elementos das operações logísticas e que como consumidores, é comum ver caminhões e trens transportando produtos ou estacionados em um local de distribuição. È necessário conhecer um pouco mais sobre as funções e os princípios da operação de transporte. Funções – estão diretamente ligadas ao movimento e a estocagem de produtos; princípios – dizem respeito à economia de escala (quanto maior for o veículo de transporte e maior for sua ocupação com a carga, menor será o frete) e, de distância (o custo por unidade de distância diminui à medida que a distância aumenta). Embora seja uma noção razoável sobre o papel do transporte na operação logística, contudo a funcionalidade real é a movimentação e armazenagem de produtos.

Algumas características básicas é a escolha do serviço de transporte, no qual se devem avaliar as vantagens sobre o preço, tempo médio de viagem, variabilidade de tempo de trânsito, e perdas e danos. Tudo isso oferecido com uma frequência capaz de torná-lo atraente. Para BOWERSOX, (2004, p.280), Há 5 fatores que influenciam na tomada de decisão de transporte. Os principais são o vendedor e o comprador, que negociam sozinhos prazos e valores, concluem a venda e depois vão escolher o transporte que melhor se enquadrar em suas necessidades. Ambos têm um objetivo em comum, movimentar a mercadoria em determinado tempo com o menor custo possível.

Em toda situação de venda e compra a um canal de distribuição, a logística de transporte é um dos itens de maior representatividade e está entre os modais de transporte mais utilizados pelas empresas na distribuição de seus produtos até o consumidor final.

A questão da modalidade nas grandes e médias cidades tem se tornado uma preocupação central do poder público, em função dos custos gerados e o tempo perdido em congestionamento e condições de vias. Embora muitos tenham dificuldade em observar as táticas e estratégicas em transporte, oportunidades e melhorias não faltam nesta área.

Ronald Ballou (2001), um dos maiores especialistas em Logística, ponderou que é fácil analisar a importância que o transporte tem na economia das nações. Comparando as economias de uma nação desenvolvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com