TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Numérica da Tribo Tsonga em Moçambique

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

1.Introdução        2

2.Objectivos.        3

3.Tribos, grupos e clãs        4

4.Os seis grupos dos clãs tsongas.        5

5.A importância numérica da tribo tsonga em Moçambique.        5

6.Breve historial da tribo tsonga        6

7.Período pré – histórico        6

8.O problema da chuva e a sua solução pelos tsongas        6

9.Relação entre a seca e fenómenos fisiológico        7

10.Os meios mágicos de fazer criar a chuva        7

11.A origem do homem        8

12.Relação ideal das diferentes raças humanas        8

13.Fase de crescimento da criança.        8

14.Os cinco fenómenos fisiológicos dos tsongas        9

15.A alma humana        9

16.Crenças colectivas        10

17.Conclusão        11

18.Bibliografia        13

1.Introdução

Desde os tempos da antiguidade o homem sempre teve o interesse de alguma forma em conhecer o outro, pois ajuda a perceber que em cada comunidade existe uma determinada cultura e tradições que caracteriza os seus habitante.

Neste trabalho vai se abordar de uma forma muito resumida alguns aspectos importantes acerca da tribo tsonga. Neste trabalho trataremos aspectos relacionados com a sua cultura, sua origem, localização actual, e tentaremos também determinar de uma forma aproximada o numero de habitantes da tribo tsongas.

Com este trabalho esperamos ter chegado a ajudar ao caro leitor a conhecer o clã tsonga de uma forma flexível e coesa.

   

2.Objectivos.

- Neste trabalho temos como objectivo fazer conhecer e tribo tsonga, seus hábitos e costumes, e sua cultura e tradição.

- Dar a entender a diversidade cultural dentro da mesma tribo, pelo facto de convivência em sociedades diferentes.

 

3.Tribos, grupos e clãs


os tsongas (1.850.000) ocupam o Sul de Moçambique. São agricultores e pastores que sofreram de modo desigual a influência dos seus senhores ou vizinhos Angonis e dos Portugueses. Aqui, o factor determinante parece ter sido a atracção da África do Sul, para onde a emigração temporária em massa, há mais de um século, tivera consequências nas mentalidades, no nível de vida, na cultura, etc., mais intensas que em qualquer outro ponto de Moçambique.
Designamos tribos a uma totalidade de clãs viventes numa nação.

Os clãs formam grupos, tais grupos que podem se diferenciar através dos seus dialectos falados em cada um deles.

Então, os nomes pertencentes ao mesmo clã adoptam nome do antigo chefe que e considerado mais ou menos seu antepassado comum. Há também sob-clãs do clã, estes que formam ramo colateral do mesmo antepassado comum. Um exemplo disso se verifica na região tembe.

No caso dos tsongas, veremos que não há verdadeira unidade nacional, isto porque eles mal tem a consciência de que formam uma nação bem definida e nem sempre tem um nome comum para a designar.

O nome tsonga, tornou-se um apelido que na boca dos zulos é quase equivalente de escravo, e aplicam na ha toda a raça tsonga, razão pela qual, os tsongas não gostam dessa designação. Os tsongas dos clãs do norte, principalmente os do grupo bila e dzongas, gostam da designação tronga, apenas os helengwes gostam da designação tsonga.

Um dos nomes que é mais usado entre os brancos para designar os tsongas é a palavra changana.

Soshangana ou changana era um dos apelidos do Manukuse, chefe zulo que se estabeleceu na costa leste e submeteu a maior parte dos tsongas, no tempo do Chaka.

É possível que este nome seja mesmo mais antigo e tenha pertencido a um chefe que tivesse vivido no vale do baixo Limpopo antes do Mukose. Fosse como fosse este vale chamava-se “kanchangana” e os seus habitantes Machangana. Essa designacao numa foi aceite pelos rhongas porque consideram-na um insulto, uma vez que em Joanesburgo emprega-se o termo para designar trabalhadores da costa ocidental. Na verdade a palavra tsonga seria um favor os machanganas, visto que significa na sua origem, “povos de leste”, e que, a tribo vive na parte oriental da África meridional. Será naturalmente recebida sem grande dificuldade.

         

Existe outra tribo, diferente pela língua e pelos caracteres etnográficos, que vivem perto de Inhambane, próximo da tribo tsongas, e cujos membros designam a si mesmo de tsonga.

4.Os seis grupos dos clãs tsongas.

Neste trabalho, iremos apenas mencionar sem ter que aprofundar mais informações de cada grupo. Dessa forma temos como o primeiro grupo os rhongas, o segundo grupo, é o grupo dos dzongas, o terceiro o N’walungo, o quarto halangano, o quinto bila e o ultimo hlengwe.

A diferença entre cada um deles é o facto de falarem dialectos/línguas diferentes um dos outros e ainda encontrarem-se em situações geográficas diferentes. A semelhança em cada um destes é o facto da origem dos seus dialectos ser comum assim como acontece com o seu antepassado.

5.A importância numérica da tribo tsonga em Moçambique.

Não é possível que se tenha dado que possam ser absolutamente confiáveis em termo de exactidão, mas, as informações actuais permitem chegar a resultados aproximadamente iguais aos resultados exactos comparativamente aos resultados conhecidos na edição inglesa.

Vamos de uma forma resumida indicar os resultados estatísticos da tribo tsonga na África do sul.

A maior parte da população nesta região é de etnia tsonga, e encontram-se em Zoutpansberg, com cerca de 107.645 habitantes tsongas e a menor parte desta população encontra-se situados em Leydsdorp com 5.100 habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com