TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Filosofia de Ensino na Escola Secundária

Resenha: A Importância da Filosofia de Ensino na Escola Secundária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  486 Visualizações

A importância de ensinar Filosofia no Ensino Médio

Com a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. O artigo 36 da Seção lV, Capítulo ll,Título V, que expõe sobre o currículo do Ensino Médio, menciona apenas, em seu parágrafo 1º, inciso lll: “os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizadas de tal forma que aofinal do Ensino Médio o educando demonstre (...) domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania.” Isto quer dizer, que a filosofia, torna-se de suma importânciapara o desempenho intelectual do estudante, quanto à forma de absorção dos conhecimentos por métodos e caminhos ensinados pelos professores, estes que hoje, “inventam” uma prática de aprendizado quefaça sentido para os alunos usarem no dia-a-dia.

Muitos programas de filosofia no Ensino Médio usam recortes de sua história seguindo apenas a linha do tempo, limitando o ensino desta matéria, nãoretratando os aspectos centrais do pensamento filosófico, e os conteúdos estruturantes e específicos. A idéia é passar o principal da filosofia para o aluno, de modo que ele possa se conhecer,desenvolver seu pensamento crítico e criar seus conceitos.

A disciplina de filosofia é cultural, de modo que se trabalha o processo histórico do filósofo estudado, seus pensamentos e modo de vida, tentandobuscar no aluno o desenvolvimento de seu próprio pensamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com