TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Filosofia – Características escola Iônica

Por:   •  31/3/2019  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário Filosofia – Características escola Iônica

A escola Iônica é a primeira escola pré-socrática que existiu. Ela foi fundada por Tales em Mileto (considerado o fundador da filosofia ocidental) com o objetivo de explicar, de forma racional, como era a composição do universo, através da natureza, de suas substâncias. Tales acreditava que era composto por água por causa da sua qualidade única de mutação, aonde a água vem dos céus para a terra e oceanos, se transformando de líquido para vapor. Além disso, ele considerava o universo um organismo vivo por depender de água para existir. Tales inaugurou um novo período na história do conhecimento, em que a natureza passou a ser província da razão e não de deuses e causas naturais. Com isso ele fundou a tradição filosófica ocidental.

Outro filósofo dessa escola é o Anaximandro, também de Mileto, que acreditava que o universo era eterno e infinito em expansão e que o centro era ocupado pela Terra que possuía uma forma cilíndrica. Sua substancia fundamental é o intangível, o ilimitado, de onde provêm todos os céus e os mundos neles contidos. E para ele existia vários mundos, que o Universo era infinito. De acordo com ele, a Terra era rodeada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o Sol, que era um furo na superfície que deixava o fogo escaparem. Conforme os giros da roda, o Sol também ia girando, explicando o movimento do Sol em torno da Terra. A mesma explicação ele usa para a Lua, porém em outra roda cósmica, e as estrelas ocupam uma terceira roda cósmica, sendo pequenos furos na roda. Com isso, ele criou o primeiro modelo mecânico do universo. Para Anaximandro o Universo dança sozinho.

Após Anaximandro, veio seu discípulo, Anaxímenes também de mileto, que acreditava que o universo era composto por ar de acordo com a sua densidade. Quando pouco denso, ele se tornava fogo, mais denso, se tornava vento, e subsequente, água, terra e pedra. Além disso, ele teve a ideia de que as estrelas são presas em uma esfera cristalina que gira em torno da Terra.

Milésios- Tales, Anaximandro e Anaximenes

Por fim, temos Heráclito, de Éfeso, como o ultimo filósofo da escola iônica. Apesar de Mileto ter sido destruída pelos persas, as ideias da escola chegaram até Éfeso. Ele usava charadas e era de difícil compreensão. De acordo com Heráclito, a substância que compunha o universo era o fogo, por ter o poder de transformar as coisas. Ele acreditava que tudo está em frequente mudança e nada permanece parado, e que o equilíbrio é atingido através dos opostos e de seus complementares, como o novo e o velho, o vivo e o morto, sendo o foco de sua filosofia. Com isso, ele diverge da ideia de Tales em que o universo é composto por substancias secundárias através da substancia primária da natureza, enquanto que para Heráclito é composto pelos opostos e seus complementos, em constante mudança. O equilíbrio é atingido através da necessária complementaridade entre os opostos a qual ele chamou de Logos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com