TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão Ambiental para as empresas

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP – Universidade paulista Interativa

Gustavo Scarpa Silva   RA: 1801698

PIM 01 – A importância da Gestão Ambiental para as empresas

Mogi Guaçu

2018


Gustavo Scarpa Silva  RA: 1801698

PIM 01 – A importância da Gestão Ambiental para as empresas

Trabalho para o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Projeto Integrado Multidisciplinar I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação bimestral agregado as seguintes matérias: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Apresentado a UNIP Interativa.

Orientador: Profº. ME. Antônio Palmeira

Mogi Guaçu

2018

RESUMO

O Projeto integrado Multidisciplinar, aqui apresentado, tem como objetivo realizar o levantamento das características e práticas gerenciais e ambientais existentes na International Paper, Unidade de Mogi Guaçu , assim como, por meio do estudo dos fundamentos da administração e sustentabilidade como gestão ambiental, das relações de comunicação, o cotidiano da empresa, usando como ferramentas administrativas os conceitos da matéria aprendida na grade de Fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.

As propostas da empresa para a sociedade, as benfeitorias para a comunidade do entorno da empresa e a comunicação entre seus colaboradores e funcionários.

Palavras-chave: International Paper, pesquisa, sustentabilidade, administração, informações.

ABSTRACT

        The Integrated Multidisciplinary Project, presented here, aims to carry out a survey of management and environmental characteristics and practices in the International Paper, Mogi Guaçu Unit, as well as, through the study of the fundamentals of management and sustainability as environmental management, relationships of communication, the daily life of the company, using as administrative tools the concepts of the subject learned in the Grid of Administration fundamentals, business communication and computer techniques.

        The company's proposals for the company, the improvements to the community around the company and the communication between its employees and employees.

        Keywords: International Paper, research, sustainability, administration, information.

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................04

Objetivo.......................................................................05

Objetivo específico.......................................................................05

Estudo e análise da empresa International Paper - Unidade MOGI GUAÇU.......................................................................06

Conclusão.......................................................................18

Referências.......................................................................20

Introdução

O setor responsável pela Gestão Ambiental de uma empresa, assim como qualquer outro setor, tem seu importante papel no quesito de revisar os processos produtivos e sua relação com o meio ambiente, a sociedade e a economia, adequando- se assim, na solução para as atividades poluidoras, desperdício de energia e materiais, com um sistema para a organização e acompanhamento desses pontos.

A International Paper foi constituída em 1898 através da aquisição de várias empresas do ramo de papel e celulose. No Brasil, seguindo o mesmo raciocínio, instalou- se no ano 2000 com a aquisição da Champion, que comercializava linhas como Chamex e Chamequinho e sua principal instalação fica em Mogi Guaçu, SP.

O ramo de atividade da empresa está ligado a um dos movimentos que mais desgastam os recursos naturais, com isso a empresa tem como princípios a sustentabilidade para promover a proteção do ecossistema e a biodiversidade. As florestas para extração de materiais são manejadas de forma sustentável e plantadas por ela, buscando a otimização de seus processos e com isso a melhoria constante e a menor agressão a natureza possível.

  

Objetivo

Realizar o levantamento das características e práticas gerenciais existentes na International Paper, Unidade de Mogi Guaçu, por meio do estudo das matérias apresentadas no curso de Tecnologia em gestão Ambiental.

A pesquisa aqui apresentada envolve as matérias de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Objetivo específico

Analisar a empresa usando os fundamentos aprendidos e comparar com a realidade da empresa, observando a biodiversidade dos setores, dinâmica diárias, a relação com o meio ambiente e a relação com os colaboradores e funcionários e como são aplicados no cotidiano da empresa, usando como ferramenta os conceitos de gestão ambiental.

Estudo e análise da empresa International Paper

Unidade MOGI GUAÇU

1 A empresa e suas instalações no Brasil:

        A International Paper é uma empresa de porte multinacional formada pela aquisição de empresas menores no mesmo ramo, tornando- a uma incorporação que atua no segmento de papel e celulose, tendo sua sede em Memphis, Tennessee, e emprega cerca de 55 mil pessoas, atuando em mais de 24 países, incluindo o Brasil, onde possui 3 fábricas e uma unidade florestal.

De acordo com o site da international Paper, as unidades localizadas no Brasil são:

Luiz Antônio: Localizada no Estado de São Paulo, a unidade foi incorporada ao portifólio de negócios da empresa em 2007.

Capacidade de produção de celulose – 410 mil t
Capacidade de produção de papel não revestido – 360 mil t
Máquinas de papel – 2

        

Três Lagoas: Localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, a unidade está em operação desde 2009. Possui linhas de acabamento com sistema automatizado, capazes de fabricar até 140 resmas de papel Chamex por minuto.

Capacidade de produção de papel não revestido – 234 mil t
Máquinas de papel – 1 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (84.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com