TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da contratação do profissional para implantação do setor de Recrutamento e seleção

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

A importância da contratação do profissional para implantação do setor de Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção são processos que hoje devido a grande cobrança das empresas, buscam as pessoas certas na quantidade certa e na hora certa. Hoje as áreas de recursos humanos exigem competência técnica, habilidades e atitudes especificas que sejam compatíveis com a empresa que demanda a vaga.

O profissional de recursos humanos precisa buscar informações para entender quais as necessidades do solicitante da vaga e assim selecionar de forma assertiva e para isso é importante que o profissional tome alguns cuidados:

 Ter a descrição do cargo da vaga em aberto

 Conhecer os pré requisitos da vaga em aberto

 Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante

 Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/ desejado

 Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;

 Conhecer (e entender) a missão, a visão, os objetivos estratégicos, os princípios da empresa para não contratar “um estranho no ninho”; e

Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficara comprometido.

Os itens acima são importantes para que o profissional de recursos humanos selecione de forma correta o novo colaborador, assim evitando desgastes e prejuízos, incalculáveis, e desperdícios a organização.

O mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos estão ligados, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os sistemas de oferta e procura desses mercados, acabam trazendo como consequência para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pela rotatividade de pessoal, pela ausência dele na empresa ou então pela falta de comprometimento do empregado para com o seu trabalho e consequentemente para com a empresa.

O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é muito falho. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.

http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/3544/a-importancia-da-selecao-no-processo-da-contratacao.html

ETAPA 2

DESCRIÇÃO DE CARGO ANALISTA DE RH

• Atuar com foco em recrutamento e seleção,

• suporte ao Departamento Pessoal (Recolhimento de documentos, entrega e recolhimento de crachá, uniforme, etc, cadastro de colaborador, etc).

• Atuação em todo o controle de seleções e turnover.

• Organização e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com