TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique Como Ocorre O Macroprocesso De Recrutamento E Seleção No Setor público.

Trabalho Universitário: Explique Como Ocorre O Macroprocesso De Recrutamento E Seleção No Setor público.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 3

O macroprocesso de recrutamento e seleção é composto primeiramente pela Necessidade de Servidores para o Cargo, podendo o servidor ser contratado para um Cargo Vago ou apenas em Substituição temporária, por ausência do Servidor investido no cargo. Depois há de ser realizada uma publicação de Edital de abertura de concurso ou de Edital de designação por tempo determinado. A Seleção é feita através de concurso Público de Provas ou de Provas e Títulos; de Listagens de Concursos anteriormente realizados (cadastro reserva); ou ainda Listagens de Classificação ou Processo Seletivo, na falta do Concurso Público. Admissão é o ingresso do servidor nos quadros da Administração Pública, que ocorre com a assinatura do contrato. Ainda existe o Estágio Probatório, que é o período em que o servidor público Concursado que foi nomeado em cargo de provimento efetivo é avaliado por um período de tempo (36 meses) para verificação de sua adaptação ao cargo.

Faça a diferença entre incentivo, remuneração, recompensa e salário.

Conforme a Lei 8112/1990 art. 40 Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Conforme o fascículo, o Salário é a parte fixa da Remuneração paga periodicamente em dinheiro. A Remuneração está estabelecida no artigo 41º da mesma Lei como o vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens pecuniárias estabelecidas em lei. Para Bergue (2007), Remuneração no setor público é o salário, adicionais e gratificações, sendo extraídas dessa lista os prêmios de incentivo e licenças prêmio concedidas em dinheiro. Já o incentivo e a recompensa, conforme Dicionário Aurélio, Incentivo: Estímulo e Recompensa: prêmio, não necessariamente precisam ser em valor pecuniário, Dutra (2002) afirma que: “A organização tem várias formas de concretizar recompensas, desde o reconhecimento formal por uma contribuição da pessoa por meio de um elogio público ou não, de uma carta pessoal ou um prêmio como viagens, até um aumento salarial ou uma promoção para posições organizacionais com desafios maiores” (DUTRA 2002, apud ARAÚJO, 2006, p. 51). Dessa forma o incentivo é o conjunto de fatores que motivam o servidor a assumirem cargos e funções e a recompensa, a concretização justa e obrigatória da valorização que a empresa dá ao servidor.

Comente sobre a interrelação dos conceitos de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem.

Treinamento é o processo de conhecimento das capacidades para a execução de tarefas de um determinado cargo; Desenvolvimento, conforme Demo (2008, pg.93) “é o conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionada pela organização que possibilita o crescimento pessoal do empregado”; Aprendizagem é a união de conhecimentos formais e informais do indivíduo, para Abbad e Borges – Andrade (2004), “conjunto de mudanças que ocorrem no comportamento do indivíduo que resultam de sua experiência”.

Dessa forma, unindo-se esses três conceitos, acrescidos da educação teremos os conjuntos de atividades TD&E que são denominados Programas de Treinamento. A interrelação entre eles é que um complementa o outro disponibilizando ao empregado uma maior assimilação do seu papel profissional.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com