TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO

Dissertações: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  4.455 Palavras (18 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR IV

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO

Grupo D

Aline Souza GuilhermeRA 1314670

Jaqueline dos Santos CunhaRA 1315403

Camila Soares da SilvaRA 1314976

Mônica Deise de MatosRA 1314761

Tatiana Maria da Rocha RA 1314660

São Paulo

2014 

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR IV

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO.

Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina de Projeto Profissional Interdisciplinar IVdo curso de Administração da Faculdade Sumaré, para obtenção de nota semestral.

Orientadora: Prof.ª Tânia Letícia dos Santos

São Paulo

2014

RESUMO

O artigo tem como objetivo identificar os motivos da alta rotatividade de pessoas nas empresas de alimentícias do ramo de FastFood, buscando identificar quais as maiores dificuldades dos setores e dos recursos humanos para manter seus colaboradores, e consequentemente dos colaboradores para permanência na organização. A principal ideia do artigo é identificar quais seriam as falhas existentes no segmento e quais procedimentos devem ser buscado nas áreas de recursos humanos e gestão para que haja a diminuição dessa rotatividade, conhecida como Turn Over.

O grupo pesquisou informações sobre empresas de fastfood, e temos como base de pesquisa a empresa Giraffas. Avaliamos na empresa qual o relacionamento entre o rh e seus colaboradores antes e depois do processo seletivo, como eles avaliam seu relacionamento como o setor, e saber se existe um acompanhamento deste depois da contratação, e qual a importância desse acompanhamento para permanencia desses funcionários na empresa.

1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento das redes de FastFood no nosso país, houve também a necessidade de mão de obra para atuação nessa área, porém o setor enfrenta um grande dilema. A alta rotatividade de colaboradores, acarretando assim uma necessidade à área de recrutamento e seleção de estar constantemente desligando e contratando novos colaboradores, acarretando em novos treinamentos, sempre para o mesmo objetivo, novos funcionários.

Na hora de fazer o recrutamento para uma vaga qual é a primeira situação a ser definida? Primeiro o perfil da posição, para saber que tipo de pessoa irá buscar, com base nisso, onde esta pessoa a ser buscada.

As empresas de FastFood geralmente estão de olho nos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. A grande maioria não possuem experiência nem qualificações, e estão concluindo o ensino médio, em função disso muitos não tem alternativa senão trabalhar recebendo salários muito baixos. Para a empresa existe uma vantagem, sendo esses funcionários novos no mercado de trabalho, pode-se haver uma melhor adaptação, por não terem ainda contato com outras organizações, porém, esse jovens também sãoprocuradospor outras empresas, como os setores de CallCenters, áreas de produção e até mesmo jovem aprendiz, o que aumenta o interesse desses jovens em buscar uma profissão, em função disso alguns não permanecem nas empresas de FastFood, pois não visam um futuro promissor dentro delas.

O presente artigo pretende auxiliar a área de recursos humanos através de pesquisa e estudos sobre a questão apresentada, a como evitar que essa situação permaneça sendo um problema constante nas organizações.

2. PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVOS.

2.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Atualmente no ramo de FastFood há uma alta rotatividade de funcionários, na maioria das vezes essa situação não é observada pelo gestor da empresa que foca somente nos resultados financeiros e não em estratégias para retenção dos colaboradores, que não são feitas,e as que existem na pratica,não são aplicadas.

2.2 OBJETIVOS

Identificar através da pesquisa feita com 30 funcionários, para saber dos mesmos os pontos críticos da empresa, encontrado assim a problemática que ocasiona o Turn over. Apresentarmelhoriasa serem feitas no setor como atividades motivacionais, treinamentos e melhor estrutura organizacional.

3. JUSTIFICATIVA

Busca-se mostrar a importância da gestão de pessoasreferente aorecrutamento e seleção de funcionários e qual suporte necessário para que eles permaneçam.

O GIRAFFAS.

A rede de fastfoodgiraffas, foi fundada em Brasilia, pelos estudantes Carlos Guerra e Ivan Aragão no ano de 1981, é conhecida por sua brasilidade e sabor de comida caseira. Está presente em 25 Estados do Brasil, além do Distrito Federal, com mais de 370 pontos de venda. A empresa também possui restaurantes nos Estados Unidos e Paraguai.

Na década de 80, o fastfood no Brasil resumia-se basicamente ao Bob’s e ao McDonald’s. Para se diferenciar da concorrência, os dois resolveram dar uma nova abordagem ao modelo de alimentação rápida, resgatando, por exemplo, o sabor original dos alimentos, preparados na hora do consumo. A nova lanchonete vendia sanduíches, crepes, sucos e também sorvetes. Alguns desses sanduíches, como o Brutus (hambúrguer 100% carne bovina com 120g, queijo, ovo, bacon, alface americana, tomate, maionese temperada ou molho a escolher) e o Galo de Briga( peito de frango compactado, queijo, ovo, bacon, alface americana, tomate e um molho a escolher) existem no cardápio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com