TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção profissional

Projeto de pesquisa: Recrutamento e seleção profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Profissional de recrutamento e seleção tem um papel muito importante dentro da organização. O processo de seleção exige maturidade, preparação para ambos os lados. O RH por sua parte deve agir com eficácia e eficiência para fazer a melhor escolha.

Os recursos humanos são importantes para atingir os objetivos organizacionais. Tendo uma visão bastante privilegiada sobre o papel que os profissionais desta área estão desempenhados, temos alguns exemplos como: recrutamento e seleção, trabalhar na parte de remuneração da empresa, departamento de pessoal, relações trabalhistas, folha de pagamento dentre outras.

O setor de administração de pessoal executa algumas funções básicas para andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionário, controle de presença, treinamento e orientação, compensação e desligamento.

Qualquer rotina de administração de pessoal, em suas várias atividades é atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Essa atualização pode ser em rotinas constantemente atualizadas e informadas. Essa atualização pode ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação e outros inúmeros assuntos.

Desenvolvimentos

Nenhuma empresa pode crescer e prosperar sem contar com um bom departamento de pessoal. São os profissionais dessa área que garantem que a companhia tenha um bom quadro de funcionário, além de fazer com que eles trabalhem mais felizes no fim das contas, resulta em lucros para a empresa.

Essa área executa algumas das funções básicas para o andamento de um negócio, (como a admissão e demissão) de funcionários e treinamento da equipe.

Aqui estão as principais atividades executadas por esses profissionais:

Recrutamento:

O trabalho começa por quando há abertura de uma vaga e, conseqüentemente a necessidade de contratar novos profissionais, os funcionários desta área são acionados.

São eles os responsáveis por fazer o mapeamento de cargos juntamente com o setor que necessita de mais pessoas, definindo o perfil exato para casa vaga e buscando formas de divulgá-la.

Admissão:

Selecionado o candidato, o departamento assume outra tarefa: a contratação. Para que ela seja possível é preciso que sejam recolhidos todos os documentos necessários do novo funcionário.

São os seguintes documentos indispensáveis:

Uma foto 3X4;

Carteira de trabalho – CTPS

Carteira de identidade;

Cartão de identificação do contribuinte no cadastro de Pessoa Física (CPF)

Título de Eleitor com comprovantes de votação nas três (3) últimas eleições;

Cartão de inscrição no PIS;

Certificado de Reservista se menor de 45 anos;

Cópia do comprovante de residência;

Cópia da certidão de casamento;

Cópia da certidão de nascimento de filho menor de 14 anos;

Cópia do cartão de vacinação de filho menor de 7 anos;

Cópia do comprovante de freqüência escolar de filhos de 07 e menor de 14 anos;

Dependendo da função para a qual o empregador estiver sendo contratado, poderão ser exigido outros documentos.

Antes do registro da admissão o empregador será encaminhado a exame médico admissional e ao banco para abertura de conta.

É nesta etapa também que são feitos os registros dos benefícios do colaborador, tais como plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte.

Desligamento sem justa causa:

Além de serem responsáveis por quem entram na empresa, esses profissionais também cuidam de quem sai. Quando há algum desligamento seja uma demissão por justa causa ou um acordo entre as partes, é de responsabilidade de o setor colocar em prática os pontos estabelecidos por lei.

Documentos necessários sem justa causa:

Carteira de trabalho, exceto quando se tratar de diretor não empregado ou outro documento que comprove o vinculo empregatício;

Documento de identificação do trabalhador ou direto não empregado;

Cartão cidadão, número de inscrição PIS ou inscrição de contribuinte individual, junto ao INSS;

Termo de rescisão de contrato de trabalho – TRCT, homologado pelo órgão competente, quando o vinculo for maior que 1 ano ou atas das assembléias que decidiram pelo nomeação e pelo afastamento do diretor. As atas devem ser apresentadas em vias original e cópias para confronto e autenticação no ato do recebimento, ou por meio de cópia autenticada;

Cópias do contrato social e respectivas alterações registradas em cartório de registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial. Em caso de diretor não empregado, será preciso o ato próprio da autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com