TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos métodos de pesquisa no meio acadêmico e a discussões

Por:   •  24/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1.Introdução:        

2.Os Autores        

3.Metodologia de Pesquisa        

4.Qualitativa e Quantitativa:        6

  4.1.Pesquisa Qualitativa:        7

  4.2.Pesquisa Quantitativa:        7

5.Tipos de Levantamento de Dados:        7

6.Conclusão:        7

7.Referências Bibliográficas:        8



1.Introdução:

A importância dos métodos de pesquisa  no meio acadêmico e a discussões, divergências  fizeram que vários autores perceberam a importância de se discutir os métodos no meio acadêmico pois muitos dos alunos encontram dificuldades na elaboração de trabalhos acadêmicos. O método esta sendo utilizado para preparar o aluno a elaborar trabalhos acadêmicos respeitando as normas da ABNT  e seus procedimentos, tipos de conhecimento, pesquisa bibliográfica .  

2.Os Autores

Amado L. Cervo e Pedro Bervian foram professores da Universidade de Passo Fundo, RS e escreveram um dos livros pioneiros na área de Metodologia, chamado Metodologia científica. Em 2002 a obra foi reeditada em sua quinta edição pela Editora Prentice Hall, na cidade de São Paulo. O Prof. João Irineu (ex-aluno dos autores) recomenda a publicação aos seus alunos.CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Severino, Antonio J Antonio Joaquim Severino, nascido em 1941, no estado de Sul Minas Gerais na cidade Carmo do Rio Claro, é professor de Filosofia da Educação. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Em 1972, apresentou seu doutorado em Filosofia, na Universidade Católica de São Paulo. Em 2000, prestou concurso de Livre-Docência  em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Em 2003, mediante concurso, tornou-se professor titular da mesma instituição. SEVERINO, Antonio JoaquimMetodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

3. Metodologia de Pesquisa

Pesquisas precisam de técnicas que são os procedimentos operacionais que auxiliam na medição de prática para realização das mesmas, podem ser utilizadas em varias pesquisas de diferentes metodologias e diferentes epistemologias, precisam ser compatíveis com os métodos adotados. Podemos dizer que a técnica e preparação a entrevista , o questionário e a conclusão para uma boa investigação.  Levando em conta que toda pesquisa cientifica tem um método adequado, com aplicações das técnicas dadas, é necessário um procedimento metodológico referindo a um epistemológico que irá explicar a metodologia que esta sendo aplicada.

Segundo Severino (2007, p.124-125) as técnicas de pesquisa são as seguintes: documentação, entrevista, entrevistas não-diretivas, entrevistas estruturadas, história de vida, observação e questionário.

Todo método concretiza com um conjunto de diversas etapas e passos que devem ser utilizado para realização da pesquisa. Todo método depende de um objeto de investigação, pois este objeto e quem vai determinar o método a ser empregado.

 

4. Qualitativa e Quantitativa

Abordagem quantitativa e abordagem qualitativa, referem-se ao conjunto de metodologias, envolvendo, eventualmente, diversas referências epistemológicas, como por exemplo, o modelo de conhecimento científico.

4.1 Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pode ser quantificado através de identificação de categorias, tema da pesquisa. Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações, observa os fatos, faz entrevista com perguntas abertas, na maioria das vezes, em uma pesquisa qualitativa analisa-se fotos, filmagem, etc,. E como não se usa métodos exatos de medição ou formas de calcular pode haver diferenças entre um pesquisador e outro analisando o mesmo fato ou fenômeno, pois esse tipo de pesquisa depende do grau de conhecimento do pesquisador e sua forma de interpretar, pois uma pesquisa qualitativa trata as situações como um estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com