TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflaçao E Seu Efeito Na Analise Investimento

Por:   •  23/11/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

A INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOSA inflação é definida como aumento contínuo e generalizado dos preços na economia. Esse é um processo conhecido como processo inflacionário, que se estende a todos os bens econômicos.A inflação é medida pelos chamados índices de preços. Esses índices são a média ponderada dos preços de uma cesta de bens escolhidos, em determinado período (normalmente mensal) conseguem se proteger melhor da inflação do que os mais pobres;• Diminuir o crescimento econômico, pois a instabilidade econômica reduz os investimentos nacionais e estrangeiros.

>

> As causas da inflação são diversas, porém há três tipos principais:

>

> Inflação de demanda

> Toda economia tem certa capacidade produtiva determinada pelo seu numero de fabrica, trabalhadores, máquinas, equipamentos etc. Há mesmo um índice que mede a utilização dessa capacidade conhecida como índice de utilização da capacidade instalada (que varia de 0% a 100%).

Há dois “remédios” para combater a inflação de demanda:

• Aumentar a taxa de juros (política monetária restritiva) – ao aumentar a txa de juros, o consumo e o investimento privados são desestimulados, diminuindo a demanda e a inflação;

> • Aumentar os impostos e/ou cortar gastos e investimentos públicos (política fiscal restritiva), diminuindo a demanda privada (mais impostos) e a demanda publica (gastos e investimentos públicos).

Inflação de oferta

A inflação de oferta, também conhecida como inflação de custos esta relacionada a algum forte aumento do preço de insumos importantes na economia. A esse forte aumento no preço chamamos de choque de oferta.

> Esses aumentos de preços de insumos se transformam em aumento de custos para os empresários e são repassados aos preços finais, gerando inflação.

Os dois “remédios” para combater a inflação de oferta são:

• Estimular a concorrência combatendo oligopólios e monopólios;

• Diminuir custos para os empresários (isenções fiscais, benefícios).Inflação crônica

> O setor público é o causador da inflação crônica. O resultado financeiro do setor publica pode ser definido de forma simplificada como:

> Setor = Receita de - Gastos - Investimentos - Juros pagos

Publico Impostos pela dívida

• Se a receita de impostos é maior que os gastos, investimentos e juros pagos, o setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com