TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Da Industria Cultural

Trabalho Universitário: A Influencia Da Industria Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 13

A influência da indústria cultural na formação da imagem corporal

das estudantes do sexo feminino da graduação de Educação

Física na Universidade Castelo Branco

La influencia de la industria cultural en la formación de la imagen corporal de las estudiantes

de sexo femenino de la carrera de Educación Física de la Universidad Castelo Branco

*Discentes da Graduação em Educação Física da UCB/RJ

**Co-orientador. Pós Graduando em Elaboração e Gestão em Projetos

Sócio Esportivos e Vilas Olímpicas (UCB/RJ)

Bacharel em Administração Pelas Faculdades Integradas Simonsen

Graduado em Educação Física da UCB/RJ

Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da UCB/RJ

***Orientador. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ

Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ

Professor Responsável Pelo Grupo de Cultura Corporal da UCB/RJ

Subsecretário de Esporte e Lazer do Município do Rio de Janeiro SMEL

(Brasil) Geisa Carla de Castro Mendes Ribeiro

Fernanda Pocidonio Romualdo

Mayara Both Antunes Fradique de Oliveira

Lilian Câmara de Souza

Jefferson de Paiva Dias

Priscila Nascimento de Figueiredo

Fabrício Letieri

José Carlos Monteiro Corrêa

Ramdel Caldas**

ramdelcaldas@hotmail.com

Sérgio Ferreira Tavares***

sergiof.tavares@hotmail.com

Resumo

Historicamente sabe-se que a imagem da mulher está atrelada a da beleza. A construção da imagem corporal feminina perpassa a premissa da indústria cultural. No campo da educação física percebe-se uma crise na imagem corporal feminina devido à manipulação midiática. Esta pesquisa pretende investigar o grau de influência da indústria cultural na formação da imagem corporal das estudantes do curso de educação física. Constatou-se índices medianos de rendimento acadêmico entre as alunas e que estes índices não estão diretamente relacionados à influência da indústria cultural, uma vez que o grau de preocupação com a imagem corporal varia de nenhum à leve.

Unitermos: Indústria cultural. Educação Física. Rendimento acadêmico. Mídia.

Abstract

Historically it is known that the image of women is linked to beauty. The construction of the female body image pervades the premise of the cultural industry. In the field of physical education perceive a crisis in women's body image due to media manipulation. This study intends to investigate the degree of influence of the cultural industry in shaping the body image of students of physical education. It was found median rates of academic achievement among students and that these indexes are not directly related to the influence of cultural industry, since the degree of concern with body image varies from none to mild.

Keywords: Culture industry. Physical Education. Academic performance. Media.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 171, Agosto de 2012. http://www.efdeportes.com

1 / 1

1. Introdução

Historicamente sabe-se que a imagem da mulher está atrelada a da beleza, haja vista que o Dicionário da Língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda até a edição de 1971 atribuía a beleza o seguinte significado: qualidade do que é belo; da coisa bela ou agradável; da mulher bela. Logo, ser bela tornou-se um dever moral da mulher. o que se tem visto nas últimas décadas no Brasil é um movimento notório em torno de um padrão de beleza feminino plastificado/padronizado. Observa-se a criação de uma cultura que induz a mulher a acreditar na possibilidade de alcançar a perfeição estética e eliminação dos males do presente século: a gordura e a feiúra, tornando as mulheres reféns de sua própria anatomia, ou pior que isso, reduzidas à ela. (NOVAES, 2010, p. 35)

A construção da imagem corporal feminina perpassa a premissa da indústria cultural. Segundo Russo (2005), “a imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio, a indústria cultural pelos meios de comunicação encarrega-se de criai desejos e reforçar imagens padronizando corpos”. logo, a formação da mesma está longe de ser escolha própria, antes, tem profundas relações com a influência midiática. (NOVAES, 2010, p. 44)

O termo indústria cultural foi cunhado pela primeira vez em 1947, pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, em sua obra Dialética do Esclarecimento. O mesmo se refere a maneira como a cultura é manipulada em favor do consumismo; a produção cultural passa a ser objeto de consumo mercadológico. (ADORNO, HORKHEIMER, 1947, p. 57)

No campo da educação física percebe-se uma crise na imagem corporal feminina devido à manipulação midiática. Muito antes de uma visão da mulher como um todo, o que se vê é uma valorização e exploração exacerbadas do corpo feminino, onde a mulher deixa de ser submissa aos pais e maridos mas o é aos meio de comunicação de massa. (ARAÚJO, SCHEMES, 2008)

Esta pesquisa pretende investigar o grau de influência da indústria cultural na formação da imagem corporal das estudantes do curso de educação física, a ponto da preocupação com a aparência sobrepor a preocupação com o rendimento acadêmico.

Sociedade de consumo

Atualmente vive-se em uma sociedade onde mercadoria e consumidores se confundem num sistema capitalista opressor e dominador onde o “ter” em detrimento do “ser” é a tônica que movimenta as relações. O indivíduo que outrora era um produtor de pensamentos, de ética, moral e de produtos que lhe eram de seu próprio interesse foi coisificado, ou seja, a prioridade das coisas se sobrepôs ao valor da vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com