TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legalização da Maconha

Por:   •  16/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.968 Palavras (16 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

  A Cannabis popularmente conhecida como maconha, erva, raxixe ou manga rosa, refere-se a um número de drogas psicoativas derivadas da planta cannabis.

  Sua forma herbácea consiste de flores femininas. A forma resinosa, conhecida como haxixe, consiste fundamentalmente de tricomas glandulares coletados do mesmo material vegetal.

  Seu principal composto químico psicoativo é o tetraidrocanabinol, conhecido comumente por THC - cuja concentração é de até 8%, mas algumas variedades de maconha (como o cruzamento entre espécies, Cannabis sativa e a Cannabis indica) comumente conhecida como skunk, tem uma concentração de até 33% de THC.

  Seu consumo humano teve início no terceiro milênio antes de Cristo. Nos tempos modernos, a droga tem sido utilizada para fins recreativos, religiosos ou espirituais, ou para efeitos medicinais. As Nações Unidas estimam que cerca de 4% da população mundial usam maconha pelo menos uma vez ao ano e cerca de 0.6% consumem-na diariamente. A posse, uso ou venda da maconha se tornou ilegal na maioria dos países do mundo no início do século XX; desde então, alguns países têm intensificado as leis que regulamentam a proibição da mesma, enquanto outros reduziram a prioridade na aplicação destas leis.

2. Legalização

  É preciso voltarmos e pensarmos nisso de forma neutra pra entendermos que tudo que se refere a saúde mental é tão sutil e formado por diferentes fatores, e se culparmos a maconha por tudo, provavelmente causaria mais danos porque estará negando todos esses outros fatores que tem seu papel.

  Cinquenta anos de criminalização, partiu do princípio que deve ser cada um por si e nem sempre foi assim. A pergunta é: será que podemos voltar a nos importarmos uns com os outros? Quais são as nuances que definem uma cultura? Seria a forma como nos policiamos? Ou como cuidamos de nossos doentes, nossos governos. A forma como compartilhamos dados?

  O objetivo de toda discussão em diversos setores políticos e sociais seria responder a pergunta que se recusa a acabar "a maconha deve ser legalizada?”.

  Mas nisso, uma segunda questão surge. Uma pergunta que quer responder se a proibição da maconha em si ganhou características que revelam uma verdade maior sobre nós e sobre a forma como a nossa sociedade funciona.

  Diversas reportagens abordam o tema da legalização como um retrocesso da cultura e como uma ideia ruim. Que fumar maconha traz o risco de desenvolver câncer nos testículos, que desenvolve ginecomastia em homens, que faz você ficar idiota e questões como "o que impede uma pessoa intoxicada pela maconha sair dirigindo por ai".

3. Aspectos Históricos

  Em registros históricos a maconha foi usada a primeira vez como medicamento na China por volta de 7000 a.C.

  De origem asiática, a maconha é um derivado da Cannabis, um arbusto com cerca de 2m de altura, que cresce em zonas tropicais e temperadas. Com propriedades têxteis, o cânhamo (derivado da cannabis) foi muito utilizado pelos gregos na fabricação de papel e tecido.

  Seu cultivo foi difundido pelo Oriente Médio, Europa e outras regiões da Ásia. Na renascença a mesma era um dos principais produtos da Europa: os próprios livros de Johannes Gutemberg, o inventor da imprensa, eram feitos de papel de cânhamo.

3.1 Achegada na américa

  A Cannabis foi levada para a África e América pelos europeus. Na América do Sul, suas primeiras plantações eram no Chile. Chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos. Como o cânhamo era a base de inúmeros produtos europeus, houve esforço da Coroa Portuguesa em incentivar o cultivo para fins comerciais.

  No final do século XIX, a planta já era usada como psicoativo por artistas e escritores, no entanto ainda era considerado um medicamento e era usada em muitos laboratórios farmacêuticos. A partir dos anos 60, teve um aumento significante sendo usada como entorpecente, entre todas as classes sociais.

4. Controvérsias quanto aos benefícios e suas consequências

4.1 Introdução:

4.1.1 consequências

  A longo prazo pode haver a perda da capacidade de criar novas lembranças (se refere a usuários constantes e que usam grande quantidade), equilíbrio e coordenação corporal, também podem ser afetados pelo consumo da droga, o abuso da substância pode causar em mulheres problemas em seus órgãos reprodutivos, desenvolve ginecomastia nos homens. Dependência da droga, entre outros fatores.

4.1.2 Benefícios

  A Cannabis era muito utilizada como medicamento parar curar prisão de ventre, malária e dores menstruais. Quando começou a ser estudada no século XVIII, foi resultada em forma de tratamento terapêutico, como no tratamento da asma, tosse ou problemas nervosos. Pode ser usada para tratamento de glaucoma, reverter efeitos cancerígenos do tabaco e melhorar a saúde do pulmão, diminui sintomas de distúrbio convulsivo grave conhecido como síndrome de Dravet, tratamento contra ansiedade, retarda progressão do Alzheimer e pode ser usada também para  alivio de dor.

4.2 Contradições

   "A maconha causa o aumentos das mamas nos homens" - assim como os mitos, histórias de primeira página. Tais coisas têm surgido uma após a outra, dizem também que causa impotência, porém muitos usuários alegam que nunca tiveram esse problema.

  O processo mental por trás da demonização de algo como a maconha se baseia na ignorância. Onde estão os corpos? Os números? Há algum?

  A única forma de alguém morrer por causa da maconha é se pegar 11 kg e jogar de um avião e ele atingir sua cabeça. É assim que se morre por causa da maconha.

  Entre os malefícios da maconha observados, dois parecem surgir diariamente mais que qualquer outro. Esses dois são as principais justificativas do porque a maconha deve ficar longe de todos.

  Há o famoso "uma tragada e você fica louco" quanto mais usar maconha, mais ela afeta sua mente.

  É ridículo afirmar que a maconha tem papel no desenvolvimento de doenças mentais, como a esquizofrenia. A questão é que talvez haja alguns indivíduos com esquizofrenia cuja doença apareça mais cedo, porque fumam maconha. Mas no geral existe um evento provocador. Um evento provocador é algo como a perda de alguém importante ou um grave acidente de carro. O fato é que a esquizofrenia tem incidência em torno de 1% no mundo, e o uso da maconha começando pelos anos 1960, teve um crescimento significativo. Se com o aumento da droga, logo veríamos um aumento significante na esquizofrenia. Veremos mais pessoas com esquizofrenia e na verdade ela manteve os mesmos números dos anos de 1960 até agora. E pelo número de pessoas que usam maconha, certamente haveria um aumento constante nos índices de esquizofrenia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com